Técnica – quinoa soltinha
23 de maio de 2019
Eu já havia comentado no Facebook sobre uma técnica de cozimento de quinoa que divulgaram no The Kitchn. Mas daí resolvi testar, e adorei! Não preparo mais quinoa de outro jeito.
Há um tempo atrás, eu aprendi a cozinhar quinoa assim: depois de lavá-la muito bem (para eliminar as saponinas, que dão aquele gosto medonho de sabão), colocar em uma panela, adicionar água (proporção de 2 medidas de água para 1 de quinoa) e sal e cozinhar que nem arroz – panela aberta e fogo alto, até a água ferver. Quando ferver, abaixar o fogo e deixar a panela semitampada até a água secar. Depois que secar, desligar o fogo e deixar a panela fechada por uns minutos. Por fim, afofar a quinoa com um garfo.
O problema desse método é que, às vezes, não há quinoa para afofar: ela cozinha demais e fica mole e pegajosa.
Por isso gostei tanto do método ensinado no The Kitchn. Nesse, você cozinha a quinoa que nem macarrão, de um jeito bem mais rápido. E ela fica soltinha e linda.
Gosta de passo a passo? Então, bora:
- Em uma panela, coloque para ferver um montão de água temperada com sal (como você o faria para cozinhar macarrão).
- Acomode a quinoa em uma peneira e lave em água corrente até o líquido que escorrer dela ficar limpinho (no começo, sai meio esbranquiçado).
- Quando a água salgada estiver fervendo, coloque a quinoa para cozinhar. Mexa um pouquinho só para ficar bem distribuída na panela.
- Conte 12 minutos de cozimento.
- Desligue o fogo e escorra a quinoa na peneira que você usou para lavá-la, descartando a água.
- Devolva a quinoa para a a panela usada no cozimento. Cubra com umas 4 folhas de papel toalha e tampe a panela.
- Deixe descansar por alguns minutos.
- Abra a panela, remova as folhas de papel toalha e afofe a quinoa com um garfo. Ela estará soltinha e linda, como a minha <3.
Pronto, agora você tem quinoa soltinha pra usar como preferir. A minha, usei para fazer quinoa marroquina. Ó que linda ficou!
Nossa, adorei pois tinha muito esta situação da quinoa ficar over cooked.
Eu amei, Tina, não cozinho mais quinoa de outro jeito! Beijos, querida!
adorei essa dica…parabens