Fiz essas trufinhas para aproveitar o creme de leite UHT que havia comprado em grande quantidade (arranjar uso para 1 L de creme de leite é menos fácil do que parece, gente. Vão por mim).
Precisei aumentar a quantidade de mel porque meu chocolate era bem amargo (75% de cacau). Mesmo assim, não é um doce que agrada crianças ou paladares infantis, néam.
Dito tudo isso, essas trufinhas são tão, tão boas! A picância da pimenta caiena é bem curiosa – na boca, pouco se sente. Só depois é que começa a subir o calor pela garganta. São deliciosas. Instigantes. E, se você acredita nisso, afrodisíacas.
Receita adaptada daqui
200g de chocolate meio amargo
300g de creme de leite UHT 25% de gordura
1 colher (chá) de pimenta caiena
2 1/2 colheres (sopa) de mel
cacau em pó
Em uma panelinha, misture o creme de leite, a pimenta e o mel.
Leve ao fogo baixo, mexendo ocasionalmente. Quando a mistura estiver fervendo suavemente, desligue o fogo e adicione o chocolate. Mexa bem para que ele derreta e a mistura fique uniforme.
Coloque a mistura em um pote com tampa e leve à geladeira por cerca de três horas para ficar bem firme (eu deixei de um dia para o outro).
Espalhe o cacau em um prato e nas mãos. Com uma colher, pegue pequenas porções da massa e modele bolinhas do tamanho de bolas de pingue-pongue.
Role-as no cacau e acomode e forminhas próprias para trufas.
Conserve-as na geladeira (a consistência é delicada e não suporta bem o calor).