Minha querida tia Martha, que tanto me ensina na cozinha, tem uma discípula que arrasa: Sarah Carey. Semanalmente, ela publica vídeos em que ensina receitas muito simples e sempre deliciosas. Dia desses, rolou a receita de um brownie light – bem, tão light quanto um brownie consegue ser.
Esse brownie é super úmido e rico, saborosíssimo, uma loucura. Tem manteiga em quantidade reduzida e um aporte interessante de proteínas, tudo graças a um ingrediente para lá de inusitado: FEIJÃO PRETO. Juro.
Dê uma chance a essas belezinhas. Garanto que não há a menor chance de você descobrir algum gosto de feijão (testei com o hômi e com os caléuga no trabalho e ninguém deu fé). E, de quebra, talvez você fique com a consciência só um pouquinho pesada 😉
Receita vista aqui
1/4 de xícara de manteiga sem sal (e mais um pouquinho para a assadeira)
1/4 xícara de feijão preto sem qualquer tempero, lavado, escorrido e passado por uma peneira
1/2 xícara de chocolate meio amargo picado (usei chocolate ao leite)
1/3 de xícara de chocolate amargo picado (usei um 70%)
1 1/3 de xícara de açúcar
2 ovos grandes + 1 clara grande
1 1/2 colheres (chá) de extrato de baunilha
1 xícara de farinha de trigo (preenchida às colheradas e nivelada com faca)
1/4 xícara de cacau em pó não adoçado
1/2 colher (chá) de fermento em pó
Preaqueça o forno a 180ºC. Unte levemente com manteiga uma assadeira quadrada com 22 cm de lado. Forre-a com papel manteiga, deixando sobras de 5 cm para todos os lados. Unte-o também.
Em uma tigela grande resistente ao micro-ondas, misture a manteiga, o purê de feijão e os chocolates coloque para derreter por 30 segundos de cada vez, mexendo sempre, até que a mistura fique lisa (tão lisa quanto o feijão permitir) e fluida.
Quando a mistura de chocolate estiver mais fria, adicione o açúcar, os ovos, a clara e a baunilha e misture até ficar homogêneo. Reserve.
Em uma tigela pequena, misture a farinha, o cacau em pó, o fermento e o sal. Deite essa mistura na de chocolate e mexa até incorporar. Despeje a massa na assadeira preparada e alise o topo (de verdade, pra mim não foi necessário).
Asse até que o topo apresente rachaduras e que o brownie passe no teste de palito (lembre-se – para brownies, isso significa apresentar migalhas úmidas ao ser espetado). Deve levar uns 25 minutos. Se o centro parecer meio cru, não se preocupe, ele termina de assar com o calor residual da forma.
Deixe esfriar completamente na assadeira sobre uma grade. Usando as sobras de papel manteiga, erga o brownie e corte-o em 16 pedaços (experimente usar uma faca de serrinha, rende pedaços bem bonitos).
Esses brownies duram até 3 dias em temperatura ambiente se guardados em potes hermeticamente fechados – mas só em casa de gente que não come doces ou está de dieta. No resto dos lugares, some antes mesmo de guardar.
3 Comentários Esconder comentários
[…] 15. Triple chocolate brownies […]
[…] 1. Triple chocolate brownies com feijão preto […]
[…] 8º lugar: Triple chocolate brownies […]