Tem jeito melhor de aproveitar sobrinhas gostosas do que fazer uma torta salgada? No domingo, eu fiz uma. Facinha que dói, e boa demais!
Não sei mais de onde veio esta receita – se do caderninho de receitas de alguém ou da internet. :-/
Para a massa:
12 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 xícara de leite
1/2 xícara de azeite de oliva
3 ovos
2 colheres (sopa) de fermento
4 colheres (sopa) de queijo ralado
Sal e pimenta a gosto
Para o recheio:
Aí, vai o que você tiver na geladeira ou despensa ou o que a criatividade mandar. O importante é volume do recheio – algo em torno de 2 xícaras – e ele ser do tipo enxuto (recheios muito úmidos podem fazer a massa desandar).
Mais mole, impossível. Numa tigela, misture todos os ingredientes da massa com um fouet até obter uma massa líquida e homogênea.
Numa assadeira untada e enfarinhada, despeje metade da massa. Distribua o recheio* e cubra com o restante da massa. Se quiser, salpique um pouco de parmesão ralado.
Asse em forno preaquecido a 180ºC por cerca de 40 minutos (vai depender da potência do seu forno, no meu demora um pouquinho mais) ou até que a torta fique douradinha em cima.
Eu não sei se há necessidade de esperar esfriar um pouco antes de comer, mas sempre deixo amornar um pouco. Mas é porque eu sou esganada e tendo a queimar a língua.
* Sem ideias para o recheio? Você pode usar uma infinidade de opções: queijo, presunto, tomates, cebolas, pimentões, milho, seleta de legumes, frango cozido, carne moída, ovos cozidos, atum em lata, sardinhas…
* Na torta da foto, o recheio foi um refogado de frango assado desfiado, tomate, cebola, salsão e milho cozido – sobras do dia anterior.