Mais um desafio do grupo Dorie às Sextas. Um bolinho muito simples de fazer, mas muito elegante – e, pelos gemidos de prazer com que foi devorado, muito saboroso. Pessoalmente, não me impressionei. Mas a verdade é que nada tem me impressionado nos últimos tempos. Tenho andado preocupada e isso tem embotado os meus sentidos para experiências prazerosas.
De qualquer forma, este é um bolo que eu repetirei – até porque um dia as nuvens cinzentas se afastarão e eu certamente gostarei de comer uma fatia dessa belezinha.
Receita adaptada daqui
Preaqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga uma frigideira de ferro fundido com cerca de 23 cm ou uma forma de bolo com o mesmo diâmetro. Se usar forma de bolo, acomode-a sobre uma assadeira (caso a massa vaze, não vai emporcalhar o seu forno).
Numa tigela grande, misture bem o açúcar e a raspa do limão. Junte os ovos, um a um, mexendo com um fouet até misturar bem.
Adicione o sal e os extratos de baunilha e amêndoa e mexa mais.Adicione então a farinha, envolvendo-a delicadamente com o auxílio de uma espátula. Faça o mesmo com a manteiga derretida.
Verta a massa na forma e alise a superfície. Espalhe as castanhas sobre a massa e polvilhe um pouco de açúcar por cima.
Leve ao forno por 25 a 30 minutos ou até que o bolo fique dourado (o bolo ficará úmido por dentro). Retire do forno e deixe esfriar sobre uma grade por 5 minutos, antes de tentar desenformar.
Sirva morno ou frio.