Enfim chegou a primavera! E, com ela, os dias insuportavelmente quentes. Ainda bem que o calor vem acompanhado de chuvas fortes, que baixam a temperatura e fazem a gente (eu, pelo menos) querer uma sopinha reconfortante.
Esta é de favas. Por que favas? Porque um dia vi num comércio ambulante um pacote de favas tão bonito que resolvi comprar. Só que os meus pequenos não gostam de feijões diferentes, então as favas não entram nas refeições do dia a dia. Mas em uma sopa quentinha, acompanhada com pão ou torradinhas, eles até dão uma chance (eles adoram sopa!).
Se você não encontrar favas, pode usar lentilhas ou o feijão da sua preferência – se possível, escolha um com grãos não tão escuros para que as cores dos legumes se destaquem.
Receita desta cozinha 😉
500 g de favas cozidas
200 g de abóbora cozida
700 mL de água ou caldo de legumes caseiro
1 fio de azeite
1 cebola pequena picadinha
1 dente de alho pequeno picadinho
3 pimentas-de-cheiro picadinhas
1 pimenta dedo-de-moça sem sementes, picadinha (opcional)
1/2 colher (chá) de cominho em pó
160 g de carne moída
1 cenoura pequena ralada no ralo grosso
1 chuchu pequeno ralado no ralo grosso
1 colher (chá) de salsinha desidratada (se eu tivesse em casa, usaria 1 colher de sopa de salsinha fresca)
Sal a gosto
No liquidificador, bata as favas, a abóbora e o caldo de legumes (ou a água) por uns 2 minutos ou até ficar homogêneo. Reserve.
Em uma panela média, aqueça um fio de azeite e refogue a cebola, o alho e as pimentas. Acrescente o cominho e misture. Adicione então a carne moída e refogue bem, tomando o cuidado de partir os grumos com uma colher de pau. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto.
Some à panela o conteúdo do copo do liquidificador e misture bem. Deixe aquecer até levantar leve fervura. Acrescente então a cenoura e o chuchu. Cozinhe em fogo baixo até que os legumes fiquem macios. Prove o caldo, acerte o sal, misture a salsinha fresca e sirva com pão fresquinho ou torradas (aquelas feitas com pão francês amanhecido são as preferidas da minha menina!).
* O enfeitinho verde em cima da sopa é mais pimenta-de-cheiro. Eu sou apaixonada por essas pimentas <3