Salpicão vegano à moda da Lucinha

Compartilhe nas suas Redes Sociais:

Ou você pode simplesmente copiar e colar na sua Rede Social

Salpicão vegano à moda da Lucinha

10 de janeiro de 2022

Descrição

Compartilhar

Salpicão é daquelas saladas onipresentes em festas de fim de ano. Sempre comi e adorei, mas no ano passado percebi que eu não fazia a menor ideia de como preparar.

Podia ter pesquisado no Google por uma das 200 mil receitas que ele tem, mas queria uma solução certeira. E quem socorre a gente nessa hora? Mamain!

A lista de ingredientes, ela sugeriu. Mas salpicão é totalmente personalizável. O que eu achei imbatível foi o método de preparo, que inclui uma pré-temperada que faz toda a diferença na textura e no sabor finais.

Se quiser, você pode preparar a maionese vegana (meu primo Vítor tem uma receita bacana no canal dele). Eu usei uma industrializada porque era véspera de Natal e eu não queria me arriscar.

Se estiver realmente no pique, pode ralar e fritar a batata palha. Eu usei a de pacotinho, que a gente compra no supermercado.

Aliás, permita-me uma filosofia barata, que vale para receitas e para todo o resto: simplificar os seus projetos não os invalida. Não se exija tanto, ainda mais depois de dois anos tão difíceis. Faça o melhor que pode com o que tem à mão. E tenha fé: vai ser suficiente. E vai ser bom.

Ingredientes

1 repolho branco pequeno cortado em tirinhas finas
2 cenouras médias raladas (ralo médio ou fino, como você preferir)
1/2 pimentão vermelho sem sementes picado finamente (podem ser 4 mini-pimentões palermo)
2 maçãs descascadas e sem sementes, cortadas em cubinhos
1 lata de grão-de-bico cozido (reserve o líquido – é a famosa aquafaba)
1 talo de salsão finamente picado
12 azeitonas verdes sem caroço, picadinhas
Caldo de 2 limões taiti
Sal a gosto
Maionese vegana a gosto também (eu usei 1/2 xícara generosa)
Batata palha a gosto (usei industrializada e servi à parte)

Modo de Preparo

Salpicão é uma salada e, como tal, é muito fácil de preparar. O que dá mais trabalho é higienizar os vegetais e cortá-los da maneira recomendada.

Depois de fazer tudo isso, numa tigela grande, adicione o repolho, a cenoura, o pimentão, a maçã, o grão-de-bico, o salsão e a azeitona. Misture delicadamente. Tempere com caldo de limão e uma boa pitada de sal. Misture novamente e reserve na geladeira por, pelo menos, 1 hora. O objetivo desse tempo de descanso é fazer os vegetais ficarem mais tenros e já irem pegando gosto.

1 ou 2 horas antes de servir, tire a salada da geladeira e acomode em uma peneira grande. Deixe drenar por uns 15 minutos (se quiser, acelere o processo apertando os vegetais suavemente com as costas de uma colher ou, ainda, espremendo-os com as mãos). Esse processo é importante para que a salada não solte muito líquido, deixando a maionese aguada e nojenta. Eca.

Feito isso, acomode a salada em uma tigela e adicione maionese a gosto. Misture bem e reserve até a hora de servir.

Já vai colocá-la na saladeira? Misture então a batata palha. Se preferir, deixe o salpicão sem batata palha e sirva-a a parte, para que cada um misture no próprio prato. Assim, você evita que a batata palha perca a crocância.

Observações Finais

Amore, o salpicão é seu e você faz como achar melhor. Quer trocar o grão-de-bico por ervilhas frescas, daquelas congeladas? Vá em frente, a cor fica divina e o sabor também. Quer colocar milho verde cozido, em grãos? Vai ficar bom. É do time uva-passa? Taca no salpicão, você é livre. Prefere a batata cozida, em cubinhos? Fica à vontade. E nozes ou castanhas torradas para um croc croc? Vai em frente.

Bolinhos de paçoca com cobertura cremosa
anterior
Bolo vegano de paçoca
próximo
Brownies veganos deliciosos
Bolinhos de paçoca com cobertura cremosa
anterior
Bolo vegano de paçoca
próximo
Brownies veganos deliciosos

2 Comentários Esconder comentários

Adicionar um comentário