Estou há dias tentando fazer este post, mas não consigo – a maior parte do dia, não tenho tempo. Quando tenho tempo, a disposição já acabou. Mas não encarem isso como pouco caso com a receita – o peixe é realmente bom. O autor da receita é Yotam Ottolenghi, um chef israelense de quem eu sempre ouço falar maravilhas aqui e aqui.
Receita adaptada da revista da rede de supermercados Waitrose, presente da Valentina 🙂
100 ml de xarope de bordo
200 ml de molho de soja (shoyu)
100 ml de vinho licoroso de arroz (mirin)
150 ml de saquê
20 g de gengibre fresco picado (eu ralei)
1 pimenta dedo-de-moça finamente fatiada (omiti)
2 colheres (sopa) de sementes de coentro
2 colheres (sopa) de óleo de girassol
4 filés de salmão com pele
Em uma panela média, misture o xarope de bordo, 150 ml de molho de soja, o vinho licoroso de arroz, o saquê, o gengibre e a pimenta (se usar). Leve ao fogo baixo e deixe ferver até reduzir pela metade e ficar grosso, semelhante a um xarope – esse é o molho teriyaki! Desligue o fogo e deixe esfriar.
Enquanto isso, numa frigideira, torre as sementes de coentro por um minuto até que soltem seu cheiro. Despeje-as no pilão e triture-as ligeiramente. Reserve.
Numa tigela grande, despeje 1/3 do molho teriyaki, o restante do molho de soja e o óleo de girassol. Misture bem e deite aí os filés de salmão (certifique-se de que eles fiquem bem imersos na marinada). Cubra a tigela com filme plástico e leve à geladeira por, pelo menos, 2 horas (eu deixei de um dia para o outro por esquecimento – ficou bom).
Aqueça o forno a 180ºC. Forre com papel alumínio o fundo de uma assadeira grande, daquelas com grade para assados. Acomode a grade na assadeira e deite os filés de salmão sobre ela, com a pele voltada para baixo (descarte a marinada). Misture as sementes de coentro ao restante do molho teriyaki e pincele essa mistura sobre o peixe.
Deixe assar por 12-15 minutos, pincelando com o molho por 2-3 vezes, até que o peixe fique cozido. Retire o salmão do forno e pincele-o com o que tiver sobrado do molho.
Sirva imediatamente com salada de pepino e arroz branco japonês.