Outro dia ouvi uma boa de uma colega no trabalho: “toda vez que você traz um desses seus bolinhos, eu só me lembro da bruxa de João e Maria, que quer engordar as crianças para devorá-las”. Lisonjeiro, não?
Pra provar que eu não quero engordar ninguém, muito menos comer, vou fazer mais posts de saladinhas. A começar por esta, de cenouras com sementes de nigela.
Receita adaptada daqui
400 g de cenouras em tiras finas (cerca de 4 cenouras médias raladas ou passadas num cortador tipo Benriner)
Sal a gosto
Suco de 1 limão
4 colheres (sopa) de óleo vegetal – usei azeite de oliva
2 colheres (sopa) de sementes de nigela
Acomode as cenouras previamente lavadas, descascadas e cortadas em tirinhas numa tigela grande e tempere com sal a gosto e suco de limão (vá com calma – acrescente um pouco de cada um, misture e prove. Repita o processo até estar do seu gosto. Adicionar mais um pouquinho de tempero é fácil, tirar, não).
Feito isso, leve ao fogo uma frigideira com o óleo (ou azeite) e frite as sementes de nigela por 30 segundos, mais ou menos. Despeje o óleo quente junto com as sementes sobre as cenouras, misture e sirva.
Conhece nigela, fia? Eu também não conhecia. Comprei na Bombay simplesmente porque estava curiosa. Não achei o sabor muito marcante – a mim, me lembrou vagamente o gergelim. Mas é gostosinha e dá um tchans na cenoura. Se não encontrá-la, experimente usar gergelim. Deve funcionar também.