Tem gente que eu levo muito a sério. Uma dessas pessoas é a Ana Elisa, do La Cucinetta (visitem o blog dela, babem e vejam o porquê). A Ana falou, a água parou. E se ela diz que quem faz um risoto faz todos, quem sou eu para discordar?
Inspirada pelo post da Ana, fiquei toda valente. Resolvi que ia fazer bacalhau pela primeira vez. E ia ser risoto. De preferência, sem receita.
Ficou lindo, cheiroso e o que é melhor: ficou bom demais. Ai, ai.
1 colher (sopa) de azeite
1 cebola média picadinha
100 ml de vermute seco
1 xícara de arroz arbório
3 ou mais xícaras de caldo de peixe ou de bacalhau
250g de bacalhau dessalgado, em lascas
1 tomate maduro sem pele e sem sementes, cortado em cubinhos
Salsinha picada
1 colher (sopa) de manteiga
Um punhado de queijo parmesão ralado na hora
Mantenha caldo de peixe aquecido em fogo baixinho.
Na panela de risoto, refogue a cebola em azeite até ficar translúcida. Adicione o arroz, refogue um pouco e junte o vermute, mexendo bem.
Depois que o vermute foi absorvido, adicione o caldo de bacalhau, uma concha de cada vez, mexendo sempre até o líquido ser absorvido. O processo deve demorar uns 20 minutos, mais ou menos.
Quando os grãos de arroz ficarem macios, adicione o tomate, o bacalhau e mais uma concha de caldo. Misture bem até que o arroz absorva o líquido e o risoto fique uniforme.
Apague o fogo, adicione mais um pouquinho de caldo (meia concha), mexa bem, incorpore a salsinha, o queijo e a manteiga e sirva imediatamente.
Rende 3 porções bem servidas.
Se você quer saber detalhadamente como preparar um risoto, eu recomendo a leitura do post da Ana. A Luciana, do Cafezinho das Cinco, também preparou uma coletânea de dicas bem legal.