Em primeiro lugar, quero agradecer todos os comentários pelo aniversário do blog. Ando feito caracol (mole, lerda e super enrolada), por isso, não dei conta de respondê-los. Mas li, reli e saboreei cada palavra gentil de vocês. MUITO OBRIGADA, mais uma vez. Vocês são muito especiais.
No início do ano, eu me comprometi a tentar fazer postagens temáticas. Já furei com o Dia das Mães e ia deixar passar o Dia dos Namorados quando deparei com uma receita fofa de um dos blogs que mais gostei de ter conhecido nos últimos tempos: o Crepes of Wrath (o nome é um trocadilho com Grapes of Wrath, As Vinhas da Ira, um romance de John Steinbeck que foi adaptado para o cinema por John Ford). A autora é uma moça lindinha chamada Sydney, que tem só 23 anos e cozinha feito uma fada.
Como ela mesma diz, esta é uma receita que não tem nada demais – só brownies e corante alimentício vermelho. Mas vá dizer que não dá um efeitão oferecer red velvet brownies cortados em formato de coração para alguém: um pretê (ainda se diz pretê?), um namorado ou, mesmo, o maridón. Hein, hein?
Então, corra pra cozinha, que ainda dá tempo.
Viu, fica meigo mesmo sem cortador em formato de coração.
Receita adaptada daqui
110 g de manteiga sem sal cortada em cubos
75 g de chocolate meio amargo picado grosseiramente (usei Amma com 50% de cacau)
180 g de açúcar
2 ovos + 1 gema
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1 colher (sopa) de corante alimentício líquido vermelho (se não quiser usar o corante, que tal trocar por 1 colher de sopa de café forte, feito na hora? Hein, hein?)
120 g de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento químico em pó
1/4 de colher (chá) de sal
1/2 xícara de gotas de chocolate branco (chocolate branco picado também serve)
Ligue o forno a 190ºC. Forre com papel manteiga uma assadeira com 20 cm x 20 cm (deixe sobrar uns 2 cm de papel para fora da assadeira, fica mais fácil de remover os brownies).
Derreta em banho-maria (ou no micro-ondas) o chocolate meio amargo e a manteiga. Deixe esfriar um pouco. Enquanto isso, na tigela da batedeira, bata os ovos e a gema com o açúcar até ficar bem incorporado. Adicione a mistura morna de chocolate e manteiga, mais o extrato de baunilha, e bata mais.
Aí, vem a parte mais tensa da receita – o corante. Coloque o suficiente para que a sua massa fique vermelha – não levemente avermelhada, tem que ser vermelha vermelhaça vermelhusca vermelhante (ok, você entendeu, néam – espero que não fique com a música na cabeça). Dá nervoso, mas tenha fé, que o resultado fica legal. Misture até que a coloração fique uniforme.
Pronto, agora é só incorporar o sal, a farinha de trigo e o fermento à massa, misturando delicadamente com uma espátula de silicone. Por fim, acrescente as gotas de chocolate branco e envolva-as na massa até que fiquem bem distribuídas.
Verta essa mistura na assadeira e leve para assar por 30 a 35 minutos. No teste do palito dos brownies, migalhas úmidas são um bom sinal.
Retire o brownie do forno, deixe esfriar por uns 15 minutos na assadeira e, então, remova-o de lá erguendo-o pelo papel manteiga. Acomode sobre uma grade até que resfrie completamente.
Corte então em quadrados (ou, se estiver no clima, em corações, com o auxílio de um cortador de biscoitos) e sirva com o acompanhamento desejado – café fresco, leite gelado ou um monte de beijos.
4 Comentários Esconder comentários
Sempre faço está sua receita,eu acho uma das melhores,na última só acrescente no final 2colher de café granulado ,ficou ótimo 👏👏❤️
Ah, que legal saber disso, Cleonice! Fico muito feliz em saber. Café e chocolate se entendem tão bem, né? Abraços!
Desde q descobri essa receita, já há uns 2 anos só faço ela. Fica perfeita, o brownie bem molhadinho, delícia demais. Obrigada por compartilhar!
Que bom saber, Nathalia! Fico muito feliz! Abraços!