Sempre gostei de papas, mingaus e sobremesas nesse mesmo espírito – cremosas, quentinhas e reconfortantes. Amo arroz-doce, canjica, curau, mingau de tapioca, de maizena, de aveia… mas nunca havia testado fazer com quinoa em grãos.
A oportunidade surgiu quando preparei quinoa marroquina (eu preparo separo em porções e congelo para as marmitas e jantares corridos – AMO). Acabei me empolgando e cozinhando mais quinoa do que o necessário. Acabei com 1 xícara de quinoa cozida em água levemente salgada e nenhuma vontade de aproveitá-la em outra receita salgada. Dei uma fuçada na internet e achei uma receita da Pati Bianco que me deu a inspiração que faltava.
Ficou pronto num instantinho, super cremoso e tão gostoso! Mesmo cozida, a quinoa engrossa o creme lindamente. Se você curte mingau e quinoa, dê uma chance a essa delicinha!
Receita livremente adaptada daqui
1 banana bem madura, amassada
2 colheres (sopa) de água
1 colher (chá) de ghee ou manteiga sem sal
1 xícara de quinoa cozida em água levemente salgada
1 xícara de leite desnatado (ou do seu leite vegetal preferido)
Canela em pó, a gosto
O seu adoçante preferido, a gosto (eu usei xilitol, mas você pode usar o que quiser – inclusive açúcar)
Numa panela de fundo grosso, leve a banana amassada e a água ao fogo baixo, mexendo bem com uma colher de pau até ficar uniforme. Acrescente a manteiga, mexa até derreter e acrescente a quinoa. Misture rapidamente e adicione o leite. A partir daí, mexa constantemente com um fouet até engrossar.
Adicione a canela, o adoçante preferido, misture bem e prove. Quando estiver cremoso e doce do tanto que você gosta, desligue o fogo.
Sirva quente ou morno em cumbuquinhas com mais canela e rodelas de banana, se quiser.
– Fiz com leite desnatado e adoçante porque peguei MUITO pesado nas férias e agora estou procurando dar uma maneirada. Se você não precisa pegar leve, pode usar leite integral e açúcar, numa boa. Não curte refinados? Use açúcar mascavo, mel, melado ou rapadura e ganhe de brinde um gostinho a mais.
– Não toma leite de vaca por algum motivo? Não tem problema. Use o seu leite vegetal preferido.
– E essa manteiguinha marota? Ela estava na receita original (em maior quantidade) e eu achei que emprestaria untuosidade e uma pegada mais ‘arroz-doce’ para o mingauzinho. Achei bem bom, mas não creio que vá fazer uma enorme diferença se tirar.
– Não curte banana? Pode tirar. Ela está aí para deixar mais docinho e colaborar na textura, mas não é essencial. Aliás, o que precisa ter é leite, quinoa e alguma fonte de doçura. E as suas especiarias preferidas.
1 Comentários Esconder comentários
Sua página é maravilhosa! Estou encantada com as receitas e tudo o mais.Obrigada Flor!. Beijos!