“Quibe” assim, entre aspas, porque é um prato que apenas tomou como inspiração o quibe de forno, mas que não tem nada a ver com o prato original. Mas é tão bom quanto.
O segredo? Abóbora assada, quinoa e legumes bem refogadinhos. Fica levinho e delicioso. Queria ter colocado na massa castanha-de-caju picada grosseiramente, mas acabei me esquecendo. Da próxima vez, espero lembrar.
A receita que me serviu de inspiração foi a de um quibe que usava trigo partido que eu vi na edição 26 da Revista Todos (aquela que é vendida na Drogasil). A autora da receita é a Silvia Kotaka, que tem um blog chamado Mamãe Vida Saudável (tem canal no Youtube, Instagram e Facebook também).
1 1/2 xícara de quinoa cozida daquele jeito que eu ensinei (meça a quinoa já cozida)
Um pedaço de abóbora kabochá de 700 g (pesado ainda com casca e sementes)
Azeite, sal e pimenta-do reino moída na hora
1 talo de alho-poró
1 cenoura média (~150 g)
2 colheres (sopa) de shoyu
Caldo de 1 limão
Hortelã a gosto
Pimenta síria a gosto
Ligue o forno a 180ºC.
Higienize a abóbora e corte-a em três fatias, retirando as sementes. Disponha duas fatias na assadeira em uma assadeira untada com azeite. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto e regue com mais azeite. Leve ao forno para assar até que a abóbora fique macia. Retire do forno, espere esfriar um pouquinho e então amasse a polpa com um garfo.
Descasque a fatia restante da abóbora e rale no ralo grosso. Reserve (ela vai entrar crua na receita).
Higienize o alho-poró e a cenoura. Rale a cenoura no ralo grosso e corte o alho-poró ao meio, no sentido do comprimento, e depois em meias-luas finas.
Em uma frigideira antiaderente, aqueça um fio de azeite. Refogue o alho-poró, seguido da cenoura, até que fiquem macios. Para acelerar o processo, adicione uma pitadinha de sal.
Numa tigela grande, disponha a quinoa cozida, a abóbora amassada, a abóbora crua ralada e o refogado. Adicione o shoyu, o caldo de limão, o hortelã picado e pimenta-síria a gosto (devo ter usado entre 1/2 e 1 colher de chá). Misture bem (com uma colher de pau ou com as mãos, mesmo). Prove e acrescente sal, pimenta-síria e caldo de limão a mais, se julgar necessário.
Disponha a mistura em um refratário untado com azeite, pressionando-a para deixar a superfície bem uniforme. Faça cortes decorativos na superfície e regue com azeite.
Leve ao forno por 25 minutos ou até o “quibe” ficar com a superfície mais firme.
Sirva com uma saladinha – sugiro fattoush (aquela saladinha delícia que leva pepino, tomate, hortelã, salsinha, alface e pão sírio).
9 Comentários Esconder comentários
Você compartilha essas receitas em outro lugar?
Não, Ju, só neste blog (o blog velho, que deu origem a este, deve sair do ar até o fim do ano). Abraços!
Oie, eu não tinha dessa abóbora e usei da verde, ficou maravilhosa!!! Parabéns!!!
Adorei a receita! Uma sugestão: detalhar a medida de quinoa antes do cozimento. Eu não sabia que a quantidade mais que dobrava depois de cozida, então fiquei com um montão rsrs
Vou fazer, deu água na boca!
Pode colocar abóbora no microondas ai invés do forno?
Poder, pode, Rosa Maria. O que vai acontecer é que a abóbora cozida no micro-ondas guarda mais umidade, o que pode exigir algum ajuste na receita para obter a mesma consistência. Abraços!
Acabei de fazer a receita a risca, to no céu de tão delicioso que ficou, ja ta gravada pra eu fazer sempre.
Obrigada!!
Adoro kibe de abóbora mas com limão ficou azedo, então não recomendo este detalhe.