Pudim de tapioca e coco vegano

Compartilhe nas suas Redes Sociais:

Ou você pode simplesmente copiar e colar na sua Rede Social

Pudim de tapioca e coco vegano

13 de janeiro de 2023

Descrição

Compartilhar

Desde que me aproximei do veganismo, o manjar de coco sempre foi meu melhor amigo nas festas de fim de ano. O problema é que a nossa amizade virou bagunça, como já dizia Adoniran Barbosa. Passei tempos sem conseguir desenformá-lo direito por incapacidade minha, mesmo – me impacientava com o tempo de resfriamento e o ignorava, pra depois chorar pelo leite de coco derramado. Eu precisava de renovação (mas com gosto de coco porque eu adoro). E de consistência – a consistência da tapioca.

E foi assim que eu cheguei a este pudim de tapioca, que deu tão certo que virou sobremesa de Natal, com direito a repeteco no ano novo. Ele fica com uma textura deliciosa, bem macio, com os grãozinhos gelatinosos da tapioca aqui e ali.

Vale dizer que eu usei a farinha de tapioca paraense – aquela que é macia e levinha feito um isoporzinho. Se você não encontrá-la na sua cidade, pode substituir por tapioca granulada, mas não na mesma proporção (use 1/3 da quantidade que usaria de farinha de tapioca – ou seja, só 1 ,5 xícaras). O preparo também levará mais tempo (a tapioca granulada leva mais tempo para cozinhar).

Receita livremente adaptada daqui

Ingredientes

4 e 1/2 xícaras de farinha de tapioca paraense
1 L de leite de coco caseiro (ensinei a preparar aqui)
2/3 de xícara de açúcar
1 e 1/2 xícaras de coco ralado (pode usar o resíduo do leite de coco caseiro)
Óleo de coco para untar (pode ser qualquer óleo de sabor suave)

Para a calda:
1/2 xícara de polpa de manga líquida + 1/2 xícara de polpa de maracujá (com sementes) + 1 colher (sopa) de açúcar

Modo de Preparo

Unte uma fôrma de pudim ou bolo (20 cm de diâmetro) com óleo de coco. Reserve.

Em uma panela grande, adicione o leite de coco, o açúcar e o resíduo do leite de coco. Com uma espátula de silicone, misture bem até ficar homogêneo.

Leve ao fogo médio e adicione a farinha de tapioca aos poucos, mexendo sempre para não empelotar. Continue mexendo em fogo médio até virar um creme espesso.

Transfira a mistura para a fôrma e deixe esfriar em temperatura ambiente.

Leve à geladeira por cerca de 4 horas ou até gelar.

Para a calda, basta misturar todos os ingredientes numa panelinha e levar ao fogo até engrossar, mexendo sempre.

Para servir, solte as bordas do pudim gelado com o auxílio de uma faquinha fina. Vire sobre o prato de servir. Decore com a calda fria.

Observações Finais

* Quer usar tudo industrializado? Pode. Neste caso, use 700 mL de leite de coco industrializado e complete com água até dar 1 L. No lugar do resíduo do leite de coco, use 100 g (1 pacote) de coco ralado não adoçado.

* Não seja bêixta. Planeje-se direitinho. O tempo de resfriamento em temperatura ambiente é indispensável e não negociável. Pode até fazer um dia antes, mas não deixe pra fazer em cima da hora, que ele não vai firmar e você vai passar vergonha.

anterior
Fricassê de grão-de-bico e cogumelos
próximo
Estrogonofe de grão-de-bico
anterior
Fricassê de grão-de-bico e cogumelos
próximo
Estrogonofe de grão-de-bico

4 Comentários Esconder comentários

Receita ótima. Fiz com tapioca granulada, e como tinha apenas três garrafinhas 200ml de leite de coco, completei com leite de amêndoas. A calda é maravilhosa, traz ainda mais sabor ao doce. Foi a sobremesa do natal. Mto obrigada por compartilhar conosco esta receita.

Adicionar um comentário