Não tenho preparado muitas receitas novas – fico mais na comidinha que vai preencher as minhas marmitas. Mas fiquei tão viciada nesta forma de preparar PTS que quero espalhar a boa nova para o mundo. A PTS é tão boa quanto o amor que você botar nela, vai por mim.
Receita minha, mesmo
2 xícaras de proteína texturizada de soja graúda
4 xícaras de água
1 colher (sopa) de vinagre de maçã
1 cebola média picadinha
1 dente de alho picadinho
1 cenoura pequena em cubinhos ou ralada no ralo fino
2 colheres (sopa) de azeite
2 colheres chá) de páprica defumada
1 xícara de molho de tomate caseiro
2 colheres (sopa) de extrato de tomate
2 colheres (sopa) de catchup
1 colher (sopa) de mostarda
1 colher (sopa) de shoyu
Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Numa panela média, adicione a água e leve ao fogo. Quando ferver, adicione a PTS e o vinagre, misture bem e abaixe o fogo. Deixe cozinhar por 10 minutos.
Escorra a PTS em um escorredor de macarrão. Em seguida (cuidado para não queimar as mãos), revolva-a sob a água corrente para tirar o cheiro de ração de cachorro.
Coloque o escorredor de macarrão sobre uma tigela. Sobre a PTS, acomode um prato e um peso para ajudar a drenar bem a água (eu uso uma caneleira de 5 kg). Deixe por uns 20 minutos.
Depois de passar uma água na panela em que aferventou a PTS, leve-a ao fogo. Adicione o azeite e a cebola e refogue bem. Em seguida, acrescente o alho, a cenoura e a páprica e refogue mais. Adicione a PTS a esse refogado e misture bem. Deixe secar um pouquinho na panela.
Agora é hora de adicionar os ingredientes restantes – molho de tomate, extrato de tomate, catchup, mostarda e shoyu. Misture muito bem. Adicione um pouco de água para deixar o molho mais ‘molhudo’ (eu usei algo em torno de 1/3 de xícara de água). Mexa de novo, prove e acerte o tempero com sal e pimenta.
Deixe apurar o molho por uns 10 minutos.
Sirva no almoço do dia a dia. Mas, ó, sugestão que eu amo: toste levemente um pão francês, passe maionese e mostarda e recheie com essa PTS. Fica bom demais.
Precisa drenar por tanto tempo? Eu recomendo, viu. A PTS parece uma esponjinha, se a gente não drena, ela fica cheia de água. Quando ela está bem espremidinha, ‘chupa’ o sabor do molho.