Pão do Joana Francesa

Compartilhe nas suas Redes Sociais:

Ou você pode simplesmente copiar e colar na sua Rede Social

Pão do Joana Francesa

10 de dezembro de 2008

Descrição

Compartilhar

Uma receita vinda da Nina e que passou pelas experientes mãos de Laurinha e Vitor Hugo não tinha como dar errado!

Segui as medidas da receita do Vitor, que eram menores do que as da Nina. Não recheei porque o hômi não se dá muito bem com embutidos. De qualquer forma, o resultado foi muito, muito bom. Os pães são incrivelmente macios e saborosos.

Pão do Joana Francesa

Receita da Nina, medidas do Vitor Hugo

Ingredientes

500g de farinha de trigo e mais o suficiente para dar o ponto (cerca de 200g)
10g de fermento biológico seco instantâneo
4 colheres (sopa) de açúcar
360ml de leite morno
120ml de óleo
1 colher (chá) de sal
2 ovos médios
1 ovo batido com 1 colher (sopa) de água para pincelar (opcional)

Modo de Preparo

Em uma tigela, peneire juntos 500g de farinha e o sal. Em outra, misture o fermento, o açúcar, os ovos, o leite e o óleo. Adicione aos poucos a mistura de farinha e sal à mistura líquida e mexa (com os dedos ou com uma colher de pau) até obter uma massa meio grudenta.

Transfira a massa a uma superfície de trabalho levemente enfarinhada e mãos à obra. Enquanto trabalha a massa, acrescente pequenas quantidades de farinha, só até dar ponto (o que significa não grudar e ficar macia e um pouco molinha).

Forme uma bola com a massa, passe farinha ao redor dela e coloque-a dentro de uma tigela. Cubra com filme plástico e deixe descansar em local aquecido até dobrar de volume.

Feito isso, extraia o gás da massa apertando-a com o punho, transfira novamente para a superfície de trabalho e modele como desejar (eu fiz bolas de 65g). Neste ponto, você pode acrescentar recheio. A Nina recheou com mortadela e pedacinhos de azeitona, matador 🙂

Disponha os pães em uma assadeira untada e enfarinhada e deixe-os crescer novamente até dobrarem de volume. Enquanto isso, preaqueça o forno a 220ºC.

Se quiser, antes de assar os pãezinhos, pincele-os com o ovo batido com água. Leve-os ao forno a 220ºC por 10 minutos, depois abaixe a temperatura para 180ºC e asse por mais 15 a 20 minutos. Já não me lembro bem, mas acho que obtive uns 20 pães.

anterior
Biscoitinhos de cheddar
próximo
Pão de queijo do Viena
anterior
Biscoitinhos de cheddar
próximo
Pão de queijo do Viena

Adicionar um comentário