Sabe aquele famoso pão de leite, que a gente comia na casa da vovó ou da tia? Há uma boa chance de a receita ser parecida com esta. Os pães são super fofinhos e deliciosos.
1 kg de farinha de trigo + o suficiente para dar ponto
20 g de fermento biológico seco instantâneo
6 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) rasa de sal
500 ml de leite morno
4 colheres (sopa) de manteiga derretida
2 ovos inteiros
1 gema de ovo para pincelar
Numa tigela grande, dissolva o fermento com o leite e o açúcar. Acrescente a manteiga e os ovos a essa mistura líquida. Adicione o sal e misture bem. Em seguida, vá acrescentando a farinha aos poucos, misturando-a à massa até dar o ponto de desgrudar das mãos.
Na bancada de trabalho (lisa e limpíssima, levemente enfarinhada), sove a massa por uns 10 minutos. Cubra-a com filme plástico ou com um pano de prato úmido e deixe-a descansar.
Depois que a massa tiver crescido até dobrar de volume, extraia o ar que se acumulou nela apertando-a com os punhos. Em seguida, modele os pãezinhos e acomode-os em uma assadeira untada e enfarinhada. Cubra-os com o pano de prato e deixe que dobrem novamente de volume. Enquanto isso, ligue o forno a 200ºC.
Pincele os com a gema de ovo misturada com 1 colher (sopa) de água e asse-os por 40 minutos ou até que fiquem douradinhos (fique de olho).