Todo mundo que tem um blog de culinária um dia na vida vai fazer um post falando sobre bananas que precisavam ser usadas urgentemente. Este deve ser o meu segundo ou terceiro. Pois bem, eu tinha umas bananas já cruzando o Cabo da Boa Esperança e precisava usá-las de qualquer jeito.
Quem me socorreu foi uma receita copiada de um caderno da mamãe que, por sua vez, a copiou de um livro de receitas da Tia Nastácia (aquela personagem dos livros de Monteiro Lobato). Felizmente, ao contrário da D. Benta, a Tia Nastácia é bem mais precisa com as medidas. Fiz algumas poucas adaptações e transcrevo a receita abaixo.
3 bananas grandes (usei 5 bananas prata beeem maduras)
2 ovos
3 colheres (sopa) de manteiga amolecida (usei manteiga com sal para dar uma equilibrada na doçura do bolo)
180g de açúcar
300g de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
Unte com manteiga ou margarina uma forma de bolo inglês com 12x23cm. Polvilhe com farinha (ou faça como eu e polvilhe com canela). Aqueça o forno a 180ºC.
Em uma tigela, amasse as bananas com um garfo. Sempre misturando com o garfo, adicione os ovos, a manteiga e o açúcar. Aos poucos, acrescente a farinha de trigo, o fermento e o bicarbonato (peneirei todos os ingredientes secos juntos e misturei-os antes de incorporar à massa). Misture muito bem e passe para a forma reservada.
Leve ao forno por mais ou menos 30 minutos para assar e corar (faça o teste do palito para ter certeza, no meu forno demorou mais tempo do que isso).
Retire do forno, aguarde um tempinho até esfriar e desenforme em um prato.