Com o pretexto de ter um pão de forma para fazer um sanduíche, resolvi testar uma receita do caderninho velho da minha mãe. E adorei! Fiquei encantada com o tanto que não dá trabalho (normalmente faço um monte de pãezinhos de 50g e a moldagem às vezes dá nos nervos).
1 tablete de fermento de pão (usei 3g de fermento biológico seco instantâneo)
50 ml de água morna
225 ml de leite fervente
2 colheres (sopa) de margarina ou manteiga (usei manteiga)
1 ½ colher (sopa) de mel
1 ¼ colher (chá) de sal
3 xícaras de farinha de trigo (não quer dizer que você vá usar tudo – eu usei cerca de 2 xícaras)
1 xícara de aveia em flocos
Dissolva o fermento na água morna. Em uma tigela, misture a manteiga, o mel, o sal e o leite quente até tudo ficar dissolvido. Deixe amornar e, em seguida, junte uma xícara de farinha de trigo e misture até incorporar. Adicione o líquido fermentado e a aveia e misture novamente. Acrescente aos poucos o resto da farinha e misture com as mãos até obter uma massa macia (lembre-se: você não necessariamente usará toda a farinha de trigo).
Transfira a massa à sua superfície de trabalho enfarinhada e sove até que ela fique elástica e lisa (bom, tão lisa quanto a aveia permitir). Forme uma bola com ela e disponha-a em uma tigela untada. Vire-a dentro da tigela para que o óleo se distribua em toda a sua superfície. Cubra com um filme plástico e deixe crescer até dobrar de volume.
Murche a massa apertando-a com os punhos e deixe que ela descanse por 10 minutos. Leve-a novamente para a superfície de trabalho e abra-a em um retângulo de uns 37 cm X 22 cm*. Enrole-a pelo lado mais curto e aperte as pontas. Acomode-a em uma forma de bolo inglês (26 cm X 12 cm), untada e enfarinhada, e deixe crescer novamente por uns 45 minutos.
Asse em forno preaquecido a 180°C por aproximadamente 40 minutos (para mim, 30 minutos bastaram). Deixe esfriar bastante em uma grade antes de guardar para não dar bolor.
*Adorei essa precisão de centímetros da receita da mamãe. Não são 40 nem 35 cm – são 37. Tampouco são 20 cm – são 22, faça o favor.