Pão branco rápido

Compartilhe nas suas Redes Sociais:

Ou você pode simplesmente copiar e colar na sua Rede Social

Pão branco rápido

6 de janeiro de 2009

Descrição

Compartilhar

Pão branco rápido

Tenho um fanático por pão dentro de casa (ainda bem, não sei o que faria com tanto pão, nem com tanta vontade de colocar a mão na massa). Outro dia, ele me chamou diante da geladeira e me falou, com uma expressão desolada: “o pão está acabando”. Fiquei feliz da vida – minha chance de testar receitas novas.

Acabei fazendo este pão de miolo macio e sabor delicado, tirado de um livro com receitas para serem preparadas manualmente ou com MFP (se alguém quiser, pode me mandar um e-mail que eu passo a versão de MFP).

Pão branco rápido

Receita adaptada de O livro dos pães, de Sara Lewis

Ingredientes

325 g de farinha de trigo branca forte (nunca achei à venda, usei comum)
1 colher (sopa) de leite em pó (usei desnatado)
2 colheres (chá) de açúcar
½ colher (chá) de sal
1 ¾ colheres (chá) de fermento biológico seco instantâneo
1 colher (sopa) de óleo de girassol (usei de canola)
200 ml de água morna

Modo de Preparo

Misture a farinha, o leite em pó, o açúcar, o sal e o fermento em uma tigela grande. Acrescente gradualmente a água morna para formar uma massa macia.

Transfira a massa para uma superfície levemente enfarinhada e trabalhe-a por 10 minutos, até que a massa fique macia e elástica. Acomode-a em uma forma de pão com capacidade para 500 g, untada e enfarinhada. Cubra com filme plástico besuntado de óleo, sem apertar, e deixe crescer por 45 minutos ou até que a massa cresça até a borda da forma.

Retire o filme plástico e leve o pão para assar em forno pré-aquecido a 200ºC por 25 minutos ou até que ele fique dourado e pareça oco ao receber leves batidas com os dedos.

Observações Finais

* Como faço pães diversos com alguma frequência, é relativamente comum que eu me confunda e prepare esta receita como a grande maioria – deixando a massa crescer duas vezes (antes e depois de moldada). Dá certo também.

* Caso você não tenha uma forma de pão, não se aperte – modele o pão como filão, que dá certo.

* Para fazer uma graça, às vezes faço talhos na superfície do pão, pincelo com leite e polvilho parmesão ralado antes de levá-lo ao forno. Foi o que eu fiz com o pão das fotos.

anterior
Madeleines de mel e limão
próximo
Muffins de framboesa
anterior
Madeleines de mel e limão
próximo
Muffins de framboesa

Adicionar um comentário