Nunca tinha provado alho negro, nem feito pissaladière. Matei duas curiosidades de uma só vez 😉
Para preparar a massa, tomei como referência uma receita d’O Livro dos Pães, de Sara Lewis.
Ficou muito, muito saboroso. Mas, de verdade, se você quer descobrir qual é o gosto do alho negro, comece por outro prato em que ele possa brilhar mais. As anchovas têm muita personalidade, tendem a dominar qualquer prato.
Receita adaptada daqui
Para a massa:
250 g de farinha de trigo
1/2 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de açúcar
3/4 de colher (chá) de fermento biológico seco instantâneo
4 colheres (chá) de azeite de oliva
150 ml de água
Para a cobertura:
4 cebolas grandes em fatias finas
Azeite quanto baste
50 g de filés de anchova em óleo
Pimenta-do-reino e tomilho seco a gosto
1/2 cabeça de alho negro, dentes fatiados
Queijo camembert em pedacinhos
Comece pela massa. Coloque a farinha em uma tigela grande e, mexendo, acrescente o sal, o açúcar e o fermento. Adicione o azeite e, gradualmente, junte água morna suficiente para formar uma massa macia.
Sove bem sobre uma superfície levemente enfarinhada por 5 minutos, até que a massa fique macia e elástica. Coloque a massa de volta na tigela, cubra-a com filme plástico besuntado com óleo e deixe-a em local quente para crescer por 45 minutos ou até que fique com o dobro do tamanho.
Enquanto isso, ligue o forno a 220°C e prepare a cobertura. Deite um fio de azeite numa frigideira grande e refogue as cebolas em fogo baixo, mexendo de vez em quando, até que fiquem macias e com uma cor mais acastanhada. Junte as anchovas escorridas e picadas, misture bem, prove o sal e adicione pimenta e tomilho a gosto. Deixe esfriar um pouco antes de empregar.
Coloque a massa crescida de volta sobre a superfície levemente enfarinhada e sove bem. Abra com um rolo, formando um retângulo, e coloque em uma forma rasa de 25 x 37 cm, untada. Espalhe-a com as mãos para que ela alcance as extremidades da forma.
Com o auxílio de uma colher, espalhe a cobertura sobre a superfície da massa, deixando uma pequena margem nas bordas. Espalhe por cima os pedaços de queijo e as fatias de alho negro. Deixe crescer por mais meia hora.
Asse a sua pissaladière por uns 15 minutos ou até que ela fique dourada. Corte em retângulos e sirva!