Este é um pão que eu faço frequentemente aqui em casa. É bem simples, mas faz bonito em sanduíches ou tostadinho, com manteiga ou geleia. A receita é minha e foi inspirada em um pão que o hômi adora – a ‘ciabatta’ do Jamie Oliver (que, de ciabatta, só tem o nome).
375 g de farinha de trigo
75 g de semolina de trigo
50 g de gérmen de trigo
1 colher (chá) de sal
3 colheres (chá) de açúcar
1 colher (chá) de fermento biológico seco instantâneo
300 ml de água morna
3 colheres (sopa) de azeite
Misture todos os ingredientes secos (inclusive o fermento) em uma tigela. Faça uma cova no centro e despeje a água ali. Trabalhe a massa com uma colher de pau ou com as mãos até que ela tenha consistência suficiente para ser transferida para a superfície de trabalho. Eu costumo trabalhar essa massa sem adicionar nadinha de farinha, mas se isso fizer você se sentir melhor, enfarinhe levemente a superfície de trabalho antes de começar a sovar.
Quando a massa estiver quase no ponto, afunde-a no centro e despeje uma colher (sopa) de azeite nesta cova. Trabalhe a massa até que o azeite seja absorvido. Repita a operação mais duas vezes. Terminada essa etapa, acomode a massa em uma tigela untada com mais um pouquinho de azeite, cubra com filme plástico. Deixe a massa em local protegido de correntes de ar para que ela cresça até dobrar de volume.
Passada essa etapa, extraia o ar da massa trabalhando-a sobre a superfície de trabalho. Molde-a como preferir (eu recomendo fazer um filão e acomodar em forma de bolo inglês média, untada e enfarinhada). Deixe crescer novamente por uns 40 minutos. Enquanto isso, preaqueça o forno a 180ºC.
Leve o pão ao forno até que ele ganhe uma cor acastanhada e que emita um som oco, ao levar pancadinhas com os dedos. Deixe esfriar sobre uma grade antes de comer.