Mais uma receita do livro Pães sem segredo – a preferida do hômi. Ele a elegeu como uma das melhores que eu já fiz ever. E está cheio de sentimentos egoístas em relação à possibilidade de dividi-lo com quem quer que seja.
Receita vista em Pães sem segredo, de Sara Lewis
200ml de água morna
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 colher (chá) de sal
425g de farinha de trigo
1 colher (chá) de açúcar refinado
1 1/4 de colher (chá) de fermento biológico seco instantâneo
2 colheres (sopa) de molho pesto (usei um pesto que fiz em casa e congelei)
125g de azeitonas descaroçadas, picadas e bem drenadas (seque-as apertando entre folhas de toalha de papel)
Numa vasilha grande, misture a farinha, o açúcar e o sal. Faça uma cova no meio e despeje a água morna e fermento. Misture com uma colher de pau (ou com as mãos) até que a massa fique com cara de mingau. Adicione o azeite, as azeitonas e o pesto e trabalhe a massa até que ela esteja em condição de ser transferida para uma superfície levemente enfarinhada. Sove até que ela fique macia.
Forme uma bola com a massa e devolva à vasilha levemente untada com um pouquinho de azeite. Cubra com filme plástico e deixe crescer até dobrar de volume.
Feito isso, extraia o ar da massa com os punhos, abra-a na superfície de trabalho, enrole como rocambole e acomode em forma de pão untada e polvilhada com farinha de trigo. Cubra com um filme plástico e deixe crescer novamente até quase dobrar de volume outra vez.
Asse em forno preaquecido a 200ºC até que o pão fique com uma cor bonita e emita um som oco ao levar pancadinhas com os nós dos dedos. Tire do forno e deixe esfriar sobre uma grade antes de comer.