Fazia tempo que eu não publicava uma receita de pão por aqui. Não porque eu não estivesse mais fazendo pães em casa. É que eu estava preparando sempre os mesmos.
Esta receita saiu de um livro bem legal chamado Pães sem Segredo, de Sara Lewis (se você tem uma máquina de pão, compre djá, que vale a pena). O pão fica ótimo, com casquinha crocante, perfeito para saborear tostadinho, com manteiga.
Receita ligeiramente adaptada daqui
275 ml de água
2 colheres (sopa) de leite em pó
2 colheres (sopa) de manteiga em temperatura ambiente
1 colher (chá) de sal
475 g de farinha de trigo (usei 375 g de farinha de trigo comum e 100 g de farinha de trigo integral)
2 colheres (chá) de açúcar mascavo claro
1 1/4 de colher (chá) de fermento biológico seco instantâneo
Numa tigela grande, misture a farinha, a manteiga, o leite em pó e o sal (não tem problema se não ficar uniforme). Faça uma depressão no centro e despeje a água, o fermento e o açúcar. Com as mãos ou com o auxílio de uma colher de pau, incorpore o líquido à mistura seca até obter uma massa que possa ser trabalhada numa superfície lisa e limpa.
Trabalhe a massa até que ela fique lisa, elástica e homogênea. Forme uma bola, acomode em uma tigela levemente untada, cubra com filme plástico e deixe crescer até dobrar de volume.
Murche então a massa com os punhos e trabalhe-a novamente para extrair o gás acumulado. Modele-a e acomode-a em uma forma média de bolo inglês untada e enfarinhada. Deixe crescer novamente por 40 minutos.
Leve para assar em forno preaquecido a 200ºC por 35 minutos, mais ou menos, ou até que o pão fique com a superfície bem dourada e emita um som oco ao levar pancadinhas com os nós dos dedos. Desenforme e deixe esfriar sobre uma grade antes de comer.
Contei como se faz o pão manualmente, mas tenho que confessar: quem preparou a massa para mim foi a batedeira planetária – eu só coloquei os ingredientes nela na sequência que descrevi.