A história começa assim: no final do ano passado, precisávamos passar em um desses mercados que vende produtos no atacado. Não tínhamos com quem deixar as crianças e as levamos junto. Lá pelas tantas, na fila do caixa, os bichinhos estavam num mau humor terrível. Até que avistaram umas latas de biscoito decoradas. Com pena, o pai cedeu e comprou uma pra cada.
Você comeu os biscoitos? Eles também não. Ficaram bem felizes com a cartela de adesivos que vinha dentro da lata, mas desprezaram totalmente o conteúdo comestível. E aí eu terminei com duas latas gigantes entulhando a minha pequena despensa.
Há algumas semanas, no entanto, minha paciência com aquele mundaréu de biscoito acabou. Resolvi dar um fim neles. Um fim digno e doce. Palha italiana! De limão e chocolate branco, que é uma combinação linda de sabores.
A receita foi inspirada em duas outras da querida Luciana Goto, do canal do Youtube Daisuki Doces. E ó, ficou INCRÍVEL.
Tem biscoito sobrando aí na sua casa? Faz palha italiana! Garanto que acaba rapidinho.
1/2 colher (sopa) de farinha de trigo
100 mL de creme de leite
1 lata de leite condensado (395 g)
1 colher (sopa) de manteiga sem sal
50 g de chocolate branco picado
2 colheres (sopa) de suco de limão
2 colheres (sopa) de raspas de limão (só a parte verde)
180 g de biscoitos amanteigados quebrados em pedacinhos (pode ser Maizena também)
Açúcar refinado quanto baste
Forre com filme plástico uma forma grande de pão de forma (32,3 cm X 12,5 cm), deixando sobrar em todos os lados. Se quiser, unte a superfície do filme plástico (em teoria, não precisa, mas eu não curto me arriscar com palha italiana).
Numa panela de fundo grosso, adicione a farinha de trigo e o creme de leite. Com um fouet, misture bem até que não haja mais gruminhos de farinha. Acrescente o leite condensado, a manteiga e o chocolate branco. Ligue o fogo baixo.
Mexa constantemente com uma colher de pau ou espátula de silicone até o brigadeiro ‘dar ponto’ (veja a Luciana ensinar qual é o ponto). Apague o fogo e some o suco e as raspas de limão. Mexa até homogeneizar. Em seguida, acrescente o biscoito picado, envolvendo delicadamente até distribui-lo bem.
Despeje a massa na forma preparada, alisando-a com o auxílio de uma colher. Cubra toda a superfície com filme plástico. Aproveite para comprimir o doce e deixá-lo bem retinho.
Espere amornar e então leve à geladeira por pelo menos 2 horas (eu sempre deixo de um dia para o outro).
Na hora de cortar, puxe as sobras de filme plástico para erguer o doce da assadeira. Coloque-o sobre uma tábua de cortar pão e remova o filme plástico da superfície. Com uma faca grande, corte o doce em quadrados de mesmo tamanho. Role cada quadrado em açúcar refinado. Sirva(-se) em seguida.
* “Eca, e essa farinha?” Essa farinha é que deixa a palha italiana fácil de cortar. E não se preocupe: não fica gosto nenhum, nem textura esquisita. Só gruda menos na faca (e poupa os seus nervos).
* “Tem que ser açúcar refinado?” Eu testei outras variedades de açúcar na palha italiana – cristal, de confeiteiro, demerara. O refinado foi o que me deu o melhor acabamento. Mas fica a seu critério.
* Prefere limão siciliano? Vá em frente, vai ficar ótimo!
1 Comentários Esconder comentários
[…] Palha italiana de limão e chocolate branco […]