Palha italiana é um doce bobinho, mas tão gostoso! Não passa de brigadeiro com biscoito picado, mas que trem bom. Este aqui fica ainda mais delícia com a combinação Leite Ninho e biscoito Oreo. Vale a pena provar!
E, ó, quem está falando é alguém que jamais pensou em ser convertida a um ingrediente ‘da moda’ como leite Ninho. Sempre que ouvia falar em doces com esse sabor, imediatamente associava a um docinho feito com água, açúcar e leite em pó que era muito comum na minha infância e eu detestava.
Mas… aconteceu de eu querer preparar uma lembrancinha comestível para as professoras dos meus filhos. Aconteceu de ser palha italiana, que é tão fácil de fazer quanto brigadeiro, não precisa enrolar e todo mundo curte. Aconteceu de eu decidir fazer sabores variados – entre eles, leite Ninho + Oreo.
Assim que ficou pronto, provei e imediatamente me rendi. Gente, que gostoso! E cortadinho assim, em quadradinhos pequenos, a gente come feito pipoca, um atrás do outro. Não tem quem resista.
Neste Natal, que tal fazer um agrado a alguém que você gosta com essas belezinhas? Aposto que você vai abafar!
Receita daqui!
1 lata de leite condensado (395g)
1 caixinha de creme de leite (200 g)
4 colheres (sopa) de leite Ninho em pó
1 colher (sopa) de manteiga
150g de biscoito Oreo ou similar (Negresco não faz feio, não)
Açúcar refinado quanto baste para cobrir os docinhos
Forre uma assadeira quadrada de 20 cm com papel manteiga, deixando sobrar dos lados. Unte o fundo com manteiga.
Despeje os biscoitos em uma tigela. Quebre-os em 4 pedaços, cada um, e reserve.
Em uma panela média de fundo grosso, adicione o leite condensado, o creme de leite, o leite Ninho e a manteiga. Leve ao fogo baixo, mexendo sempre com um fouet até dar ponto de brigadeiro de enrolar (o doce fica bem espesso e, quando você inclina a panela, ele desgruda do fundo).
Desligue o fogo e adicione em seguida os biscoitos quebrados. Misture bem até que os pedaços fiquem bem distribuídos pela massa.
Verta o doce na assadeira preparada, espalhando bem. Cubra-o com um filme plástico e, com cuidado para não se queimar, alise sua superfície com as mãos para ele ficar bem retinha e uniforme.
Deixe na geladeira por, pelo menos, 4 horas (de um dia para o outro é melhor).
Quando o doce estiver bem gelado e duro, remova-o da assadeira usando as sobras de papel manteiga para erguê-lo. Cubra o fundo da assadeira com um pouco de açúcar refinado.
Apoie o doce em uma tábua de corte (de preferência, que não seja usada para nada com cheiro forte!) e, com uma faca grande levemente untada, corte em quadradinhos.
Coloque os quadradinhos (um pouco de cada vez) dentro da assadeira. Agite-os para frente e para trás de modo a cobri-los completamente com o açúcar.
Acondicione os quadradinhos em um pote de vidro ou saquinho de celofane (ou em qualquer pote de sua preferência). Rendimento: aproximadamente 800g de palha italiana.
* Esta receita é da querida Luciana Goto. Ela deu a ideia de cortar as palhas com cortador de biscoito. Fica uma graça, mas rende um pouquinho menos. Não que você vá se importar de ficar com as aparas. 😉
16 Comentários Esconder comentários
Que receita maravilhosa! Ainda Não tinha visto essa.
Eu amei a receita, já fiz aqui em casa!
Que receita maravilhosa!! Amei!
Eu fiz,mais na hora ficou bom, com consistência de brigadeiro ,no outro dia parecia uma paçoca. Pq será? Será o leite condensado? Com qual devo fazer?
Tânia, talvez a sua palha italiana tenha açucarado… açucarar é algo que pode acontecer com doces de um modo geral, mas não sei se tão rápido. Eu normalmente uso o Leite Moça, mesmo. E sou bastante rigorosa com as medidas, uso tudo nivelando pra não ficar além da conta. Será que você foi generosa com o leite em pó? Abraços!
Olá qual o prazo de validade?
Não sei, Rosane! Eu faço para presentear e, em geral, quem ganha come no mesmo dia em que ganha…
Serve quantas pessoas?
Não sei dizer, Clarisse, informei em gramas quanto dá a receita. Mas dei uma pesquisada por aí. Quem organiza festas geralmente conta 4 docinhos por pessoa. Cada docinho tem cerca de 15 gramas – ou seja, 60 g por pessoa. Assim, esta receita deve render o suficiente para umas 13 pessoas. Claro, desde que você sirva junto bolo, salgados, bebidas etc. Se você estiver fazendo para dar de presente, aí você é quem define o tamanho da porção. Se eu não me engano, fiz pacotinhos de 200 g para cada professora. Abraços!
depende de qual quantidade vc fazer
É possível fazer para venda? o armazenamento por uns dias dela na geladeira seria plausível?
Desculpa, Milene, só cozinho para presentear, e de véspera. Não seria responsável dar qualquer orientação em relação a isso, já que eu não sei de verdade. Sabe o que você pode fazer? Falar com a Luciana Goto, autora da receita (tá linkada no texto). Ela é super acessível e faz essas delícias para vender lá no Japão! Abraços e boa sorte!
Milene, geladeira não conserva, pelo contrário, geladeira estraga doce, quanto ao tempo de conservação, use glicose de milho, pode lhe ajudar a conservar por mais tempo, faça isso e separe pequena porção e acompanhe o tempo de duração, normalmente docinhos se conservam por 30 a 40 dias, isso é o tempo normal, o ideal seria 30 dias. Desculpe entrar no assunto, mas não custa nada tentar ser útil.
MEU filho adorava.. sempre faço essa palha…ma..ra…vi..lho…sa…
Gostaria de saber se tem que tirar ou não o recheio do biscoito
Não precisa, não, Vitória! Abraços!