Daí que eu acabei ficando obcecada por palhas italianas. Também, pudera: um brigadeiro que não precisa enrolar, nem colocar em potinho decorado – basta cortar e passar por um pouco de açúcar e voilà, já virou coisa linda de Deus. E mais, basta variar o sabor do brigadeiro e dos biscoitos para fazer um doce diferente.
Daí que vi no Instagram da Helena Gasparetto umas palhas italianas de cair o queixo – de doce de leite, gente. Não sosseguei até conseguir prepará-las. Como não sou ninja como a Lena, que corta as palhas italianas com perfeição, me vali de alguns artifícios que vi antes na palha italiana da Lu.
O resultado? Palhas um pouquinho mais grudentas do que as da Lu, mas não muito mais. E beeeeem boas. Como usei biscoito maizena, achei que elas ficaram um tanto doces para o meu paladar. Da próxima vez que eu as preparar, penso em salpicar um pouquinho de flor de sal ou, ainda, apelar para um biscoito salgado – quem sabe um daqueles palitinhos aperitivos, né?
Mas, se você é formiguinha, vá com fé e use o bom e confiável biscoito maizena. E prepare-se, vai ser difícil parar de comer.
1 lata de doce de leite* (395g)
1 colher (sopa) de manteiga sem sal
100 g de creme de leite (pode ser de caixinha)
1/2 colher (sopa) de farinha de trigo
150 g de biscoito maizena quebradinho
Açúcar refinado quanto baste
Prepare a forma para a palha italiana – forre uma forma refratária quadrada ou retangular com filme plástico ou uma assadeira normal com papel manteiga (é recomendável untar levemente o plástico ou o papel). Reserve.
Numa panela média de fundo grosso, combine a farinha e o creme de leite, mexendo bem com o auxílio de um fouet. Quando estiver bem uniforme, adicione a manteiga e o doce de leite e só então ligue o fogo.
Mexa contínua e vigorosamente com uma colher de pau até obter o ponto de brigadeiro, como a Lu ensinou. No começo, vai parecer que vai ficar um monte de pelotas de doce de leite, mas tenha fé e mexa esse bracinho, que tudo há de se desfazer e ficar liso e uniforme.
Atingido o ponto, desligue o fogo e despeje os biscoitos picados na panela, mexendo bem até que cada pedacinho seja envolvido pelo doce.
Despeje o doce na forma preparada e alise com as costas de uma colher. Cubra com filme plástico toda a superfície do doce e alise com as mãos para que ele fique bem uniforme. Leve para gelar por, pelo menos, 2 horas.
Passado esse período, retire o doce da forma, acomode sobre uma superfície de corte e, com uma faca grande, corte-o em quadrados. Passe os quadradinhos por açúcar refinado e acomode no prato de servir ou na embalagem de presente.
Para que a palha italiana mantenha uma consistência mais firme, conserve na geladeira.
* O doce de leite que usei na receita nada mais foi do que uma lata de leite condensado cozida na pressão. Rita Lobo, musa e mestra, ensinou como fazer aqui.