Tem feito um calor terrível nos últimos tempos. Eu, que sempre gosto de manter um estoque de gotas de chocolate em casa, estou tentando dar cabo delas antes que derretam dentro da despensa. Foi assim que eu comecei a pensar em usos para minhas já molengas gotas de chocolate branco.
Lembrei das melhores palhas italianas da minha vida e pensei: por que não, né? ¯_(ツ)_/¯
A receita do brigadeiro branco, adaptei do brigadeiro de limão siciliano da Luciana (a fada dos docinhos). Para um contraste de cor e sabor, usei biscoitos de chocolate sem recheio.
Se ficou bom? Basta dizer que eu não consegui fotografar a primeira vez que as preparei – o hômi deu cabo das bichinhas tão rápido que eu precisei preparar novamente só para mostrá-las a você.
Receita livremente adaptada daqui
1 lata de leite condensado (395 g)
100 ml de creme de leite
1 colher (sopa) de manteiga sem sal ou margarina
50 g de chocolate branco picado (ou em gotas)
1/2 colher (sopa) de farinha de trigo (adição minha para facilitar a hora de cortar)
150 g de biscoitos de chocolate quebrados
Açúcar refinado quanto baste (o suficiente para rolar toda a palha italiana)
Forre com papel manteiga uma assadeira de 20 X 30 cm, deixando ‘alças’ para fora.
Em uma panela média, verta o creme de leite. Peneire sobre ele a farinha e misture bem até ficar bem homogêneo. Some então o leite condensado, o chocolate branco e a manteiga, misture bem e leve ao fogo.
De início, pode deixar em fogo médio a alto, até que a manteiga derreta, mexendo sempre. Quando a manteiga estiver derretida, abaixe o fogo e continue mexendo até o brigadeiro dar ponto (aprenda com a Luciana qual é o ponto do brigadeiro).
Apague o fogo e junte imediatamente o biscoito, misturando até envolver bem. Despeje o conteúdo da panela na assadeira preparada, alisando a superfície com as costas de uma colher para ficar bem uniforme. Quando esfriar um pouquinho, cubra a superfície do doce com filme plástico e alise com as mãos para garantir palhas ainda mais lisinhas.
Deixe na geladeira por, pelo menos, 2 horas (eu deixei de um dia para o outro).
Na hora de cortar, puxe as ‘alças’ delicadamente. O doce sairá inteirinho da forma. Acomode-o sobre uma tábua de corte, retire o filme plástico da superfície e, com uma faca grande, corte-o em pedaços do tamanho que desejar. Role os pedaços em açúcar refinado e acondicione em um pote que feche hermeticamente (ou em uma embalagem bonita, se quiser dar de presente).
Da primeira vez que preparei essa receita, usei Oreos (descartando o recheio). Da segunda, biscoitos amanteigados de chocolate. Com Oreos, fica um tantinho mais gostoso, mas menos bonito (a cor escura do Oreo deixa a palha meio cinzenta).