Mais uma receita de pão que utiliza ingrediente de salada – desta vez, cenoura ralada. A receita original, encontrada na Internet, levava farinha de espelta. Mas como eu nunca vi, nem comi, nem encontrei para vender, substituí por farinha de trigo mesmo.
Os pãezinhos são super macios, levemente adocicados, deliciosos. A cor bonita não é tanto por conta da cenoura, que é pouca e fica bem espalhadinha na massa, mas por causa do açúcar mascavo escuro.
Receita livremente adaptada daqui
350 g de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de açúcar mascavo
5 g de sal
6 g de fermento biológico seco instantâneo
190 ml de leite morno
70 g de cenoura ralada
30 g de manteiga derretida, já fria
1 ovo batido com um pouquinho de água, para pincelar os pães
Dessa vez, coloquei a batedeira planetária para trabalhar. Tudo que eu fiz foi acomodar na tigela da batedeira todos os ingredientes secos e a cenoura, misturar ligeiramente com uma espátula e despejar, no centro, a manteiga derretida e o leite. Deixei a batedeira trabalhar a massa até que ela ficasse lisa e elástica.
Transferi a massa para uma tigela levemente untada, cobri com filme plástico e deixei crescer até dobrar de volume. Nesse ponto, murchei a massa com os punhos e deixei-a descansar por 10 minutos, antes de transferi-la para a superfície de trabalho levemente enfarinhada.
Dividi a massa em porções de pouco menos de 50 g (entre 46 e 48 g), modelei como bolinhas e acomodei numa assadeira de fundo falso, untada e enfarinhada, com 23 cm de diâmetro. Deixei crescer por uns 40 minutos.
Passado esse período, pincelei os pãezinhos com ovo batido com um bocadinho de água e levei ao forno preaquecido a 190ºC até que os pãezinhos ficassem bem dourados (deve ter demorado perto de 40 minutos). Remova os pãezinhos da assadeira com cuidado e deixe-os esfriar sobre uma grade antes de comer.