No-knead bread mais rápido

Compartilhe nas suas Redes Sociais:

Ou você pode simplesmente copiar e colar na sua Rede Social

No-knead bread mais rápido

9 de julho de 2012

Descrição

Compartilhar

Já fiz no-knead bread algumas vezes e gostei muito do resultado, mas acabei parando de fazer. O tempo total da receita foi um dos fatores que me desestimulou: 12 a 18 horas de crescimento na geladeira, mais 2 horas de fora da geladeira, mais tempo de forno… afff.

Assim, quando conheci essa outtra receita, fiquei fã. Além de pequenas diferenças quanto às quantidades de ingredientes, há dois pontos que me conquistaram na receita: ela cresce fora da geladeira e não precisa de tanto tempo de espera depois da modelagem.

A receita admite trocar parte da farinha de trigo comum por outras farinhas. Já substituí 1 xícara dela pela mesma medida de farinha integral e de farinha de aveia. Ficou muito bom.

Na receita original, há muitas variações possíveis, que parecem saborosíssimas (a combinação de queijo, raspas de limão e alecrim me pareceu ótima). Qualquer dia desses, quero testar.

No knead bread com farinha integral

Receita adaptada daqui

Ingredientes

3 xícaras de farinha de trigo comum
1 3/4 colheres (chá) de sal
1/2 colher (chá) de fermento biológico seco instantâneo
1 1/2 xícaras de água

Modo de Preparo

Em uma tigela grande, misture a farinha, o sal e o fermento. Adicione a água e misture com uma espátula de silicone até obter uma massa grudenta. Cubra a tigela com um filme plástico e coloque-a em local protegido e sossegado por 12 a 18 horas (eu deixo por 12 a 14 horas).

Passado esse período, remova a massa de dentro da tigela e acomode-a sobre um pano de prato limpíssimo, ricamente enfarinhado (pode usar farinha de trigo, fubá, farinha de aveia, o que tiver vontade). Modele-o em forma de bola, cubra com o filme plástico que usou para tampar a tigela e vá cuidar de ligar o forno a 230ºC. Quando ele estiver quente (uns 20 minutos depois), coloque lá dentro uma caçarola de ferro esmaltada com tampa e tudo (se o puxador da tampa não for resistente a calor, remova-o antes).

Após 30 minutos, retire a panela do forno com muito cuidado, destampe e, com o auxílio do pano de prato, acomode a massa dentro da caçarola. Tampe e leve ao forno por 30 minutos. Passado esse período, remova a tampa e deixe por mais 15 minutos. Remova cuidadosamente a caçarola do forno e retire o pão de dentro dela. Deixe-o esfriar sobre uma grade.

Observações Finais

Eu disse no modo de preparo e repito agora: tome muito cuidado ao lidar com a caçarola de ferro. Ela fica muito, muito quente. Um descuido e AIAIAIAIAI.

anterior
Bolo pamonha da Simone
próximo
Cookies de granola com ovomaltine
anterior
Bolo pamonha da Simone
próximo
Cookies de granola com ovomaltine

Adicionar um comentário