No-knead bread

Compartilhe nas suas Redes Sociais:

Ou você pode simplesmente copiar e colar na sua Rede Social

No-knead bread

4 de novembro de 2009

Descrição

Compartilhar

No-knead bread

Esta é uma daquelas receitas que eu sempre tive em meus guardados, mas que nunca tinha preparado. Primeiro, porque não fica pronta de uma hora para outra – na melhor das hipóteses, demora 15 horas. Segundo, porque parece simples demais para dar certo. Como assim, pão sem esforço físico?

Mas depois da crise de coluna, resolvi dar uma chance à receita. E me surpreendi: é excelente. Já repeti várias vezes.

O maior trabalho é planejar quando iniciar o preparo. Eu tenho feito o seguinte: faço a mistura inicial às 18h de sábado. No domingo, por volta de 8h, a massa já está pronta para a próxima etapa de preparo – uma manipulação ligeira e mais espera. Às 10h, o pão vai para o forno. E às 10h40, sai lindo e formoso, crosta crocante e miolo macio, com belos buracos.

Vale a pena tentar. E se adorar, como eu, vale a pena dar uma olhada em todas as variações que a Nina fez dessa receita.

No-knead bread

Receita vista aqui

Ingredientes

3 xícaras de farinha de trigo
1 1/4 colher (chá) de sal
1/4 colher (chá) de fermento biológico seco instantâneo
1 5/8 de xícara de água
Fubá q. b.

Utensílio necessário: uma forma de vidro refratário com tampa (de vidro refratário também) com capacidade para uns 2l.

Modo de Preparo

Numa tigela grande, misture todos os ingredientes com uma colher de pau. Você vai obter uma massa meio grudenta. Cubra com um plástico e deixe crescer por 12 a 18h (a massa estará no ponto quando estiver parecendo um mingau cheio de furinhos).

Passado este tempo, despeje a massa sobre uma superfície ligeiramente enfarinhada. Passe nas mãos um pouco de farinha e dobre a massa duas vezes. Cubra com o plástico e deixe descansar por 15min.

Feito isso, dobre a massa mais um pouco só até formar algo que lembre uma bola e coloque-a sobre um pano de prato polvilhado com bastante fubá. Polvilhe mais fubá sobre a massa e cubra com um pano de prato, deixando crescer por mais 2h (quando der 1h30 de crescimento, ligue o forno a 230ºC e coloque dentro a forma de vidro com a tampa).

Terminado o período de crescimento da massa, tire a forma de vidro do forno e coloque-a sobre o fogão. Com muito cuidado, despeje a massa de pão dentro da forma, agite um pouco para ajeitá-la lá dentro, tampe e leve ao forno por 30 minutos.

Depois disso, tire a forma do forno e destampe cuidadosamente. Devolva-a para o forno até que o pão fique com uma bela cor dourada.

Deixe esfriar sobre uma grade antes de comer.

Observações Finais

Tome muito, muito cuidado para não expor o vidro a choques térmicos, pois ele pode estourar. Assim, nada de colocar o vidro frio no forno super quente. Da mesma forma, nada de colocar o vidro quente sobre uma superfície fria, como uma bancada de granito.

anterior
Bolo de maçã e pera com granola
próximo
Brownies da Martha Stewart
anterior
Bolo de maçã e pera com granola
próximo
Brownies da Martha Stewart

Adicionar um comentário