Volto depois de um tempão e poderia me justificar com os incontáveis problemas que enfrentei, mas vou resumir tudo a duas palavras: vida adulta. O jogo fica mais difícil a cada fase, e superar algumas etapas exige imersão. Mas estamos de volta, em plena TPM, e com mais uma receita de mousse de chocolate.
Sim, mais uma. Primeiro postei a de um livro antigo da Rita, depois uma da Nigella, depois a primeira vegana, de tofu extra soft, e agora esta, com aquafaba. Vi no Instagram d’Aquela Vegana, mas, segundo a Luiza Faria (a chef conhecida como Aquela Vegana), a receita é de outra rainha, a Nathalia Soares, a Chubby Vegan.
Não alterei nadinha. Ficou um absurdo de bom. Para ralar o chocolate, tive que deixá-lo na geladeira – no calor que está fazendo, o chocolate derrete antes de ralar.
Ganache:
200 g de chocolate amargo picado (70% de cacau sem ingredientes de origem animal)
200 g do creme de leite vegetal de sua preferência (usei o Almond Breeze porque estava à mão)
Merengue:
100 g de aquafaba gelada
100 g de açúcar de confeiteiro peneirado
Gotinhas de suco de limão
Decoração (opcional):
Chocolate ralado
Ponha água para ferver em uma panela pequena. Quando isso acontecer, encaixe sobre ela uma tigela grande, resistente a calor (cuide para que o fundo não toque a água). Adicione o chocolate à tigela e mexa delicadamente com uma espátula de silicone até o chocolate derreter completamente.
Remova o chocolate do calor, adicione o creme de leite, misture bem até ficar homogêneo e reserve (essa é a ganache).
Na tigela da batedeira, adicione a aquafaba gelada e 1/3 do açúcar e bata em alta velocidade com o batedor de arame. Quando espumar bastante e ficar esbranquiçado, adicione algumas gotas de limão. Feito isso, siga adicionando o açúcar aos poucos, batendo sempre em alta velocidade, até o merengue ficar em ponto de picos moles.
Agora é hora de misturar tudo. Certifique-se que de a ganache está em temperatura ambiente (deve estar, com a adição do creme de leite vegetal). Adicione 1/3 do merengue e misture vigorosamente com um fouet para deixar a ganache mais fluida. Feito isso, incorpore 1/3 de cada vez com movimentos delicados, circulares, de baixo para cima.
Agora que tudo está incorporado, divida a mousse em potinhos (aqui em casa foram 5 com capacidade para 180 mL). Ou transfira para a tigela de servir.
Deixe gelar de um dia para o outro (a Chubby recomenda umas 12 horas). Sirva com raspinhas de chocolate.
Para paladares menos adaptados a sabores mais ‘adultos’, talvez seja interessante usar um chocolate mais docinho. Há boas opções no mercado – recomendo os da Espírito Cacau, que produz muitas opções com leite de coco deliciosas. Não é #publi, mas poderia ser, viu, Espírito Cacau ;-).