Preciso confessar que essa receita abalou os meus nervos. Não porque tenha dado errado – pelo contrário. Mas porque inventei de dobrá-la sem ter lido com atenção a lista de ingredientes.
C-L-A-R-O que, na hora de colocar a mão na massa, achei que o meu creme de leite não seria suficiente. E C-L-A-R-O que estava uma tempestade horrorosa lá fora, o que me impossibilitava de sair para comprar mais.
Botei toda a força de que dispunha na peruca e segui em frente com um pouco de creme de leite de caixinha gelado. Deu certo!
Quanto à mousse, ela tem uma textura linda e é bem chocolatuda. Como usei um chocolate com teor de cacau menor do que eu gostaria, ficou meio doce para o meu paladar. Mas, depois de repetir pela terceira vez, o hômi garantiu que ela estava perfeita.
Receita adaptada daqui
1 pacote de 300 g de marshmallows (pode usar miniatura, colorido, o que for – no final, tudo vai derreter e ficar cor de chocolate)
120 g de manteiga
500 g de chocolate meio amargo de boa qualidade, picado
1/2 xícara de água fervente
400 g de creme de leite fresco gelado (usei um pote de 350 g + 50 g de creme de leite comum)
2 colheres (chá) de extrato de baunilha
Numa panela grande e de fundo grosso, leve ao fogo baixo a manteiga, o chocolate, o marshmallow e a água quente. Mexa constantemente com uma colher de pau até que tudo fique bem derretido (tenha paciência que tudo derrete mesmo). Deixe a mistura esfriar.
Enquanto isso, bata o creme de leite fresco com a baunilha até que ele fique denso e cremoso. Envolva delicadamente o creme de leite batido à mistura de chocolate, mexendo até que fique uniforme (fé, vai dar certo).
Acomode o creme em tigelinhas individuais ou num tigelão, como eu fiz. Leve à geladeira por umas boas horas (eu sinceramente não sei quanto tempo é necessário, fiz num dia para servir no outro). Decore com raspas de chocolate ou com o que você queira – ramos de hortelã, morangos em leque, castanhas picadinhas…