Meu restaurante natural preferido serve um molho de salada feito com tahine (pasta de gergelim) que é delicioso. Nem imaginava como ele poderia ser feito até que esbarrei numa receita do livro Cozinha de Estar, da Rita Lobo (eu sou fã da Rita Lobo, já contei, né).
Vale a pena provar. Se quiser, faça como eu, que preparei o molho e guardei numa bisnaguinha de mostarda que comprei numa loja de 1,99. Assim, ele se conserva por mais tempo e eu me sirvo do tanto que eu quiser.
Receita vista em Cozinha de Estar, de Rita Lobo.
1 dente de alho
1 colher (chá) de sal
1/3 de xícara (chá) de tahine
1/3 de xícara (chá) de sumo de limão
1/3 de xícara (chá) de água
Se você tiver um pilão, o começo da receita é bem mais simples: basta colocar nele o alho e sal e socar até obter uma pasta. Do contrário, pique o alho finamente, acrescente o sal e continue picando até obter uma pastinha.
Numa tigela (ou no próprio pilão, se ele for grande o suficiente para comportar confortavelmente 1 xícara de líquidos), misture a pasta de alho, o sumo do limão e o tahine. Bata vigorosamente com um garfo ou fouet até formar uma pasta. Adicione a água aos poucos e continue batendo até obter uma textura lisa.
A Rita sugere saborear o molho com abobrinhas grelhadas, legumes cozidos e, até mesmo, peixe ou frango grelhados. Eu acho que ele dá muita graça a qualquer salada (a da foto, por exemplo, tinha grão de bico cozido, abobrinha grelhada e radicchio e cenoura em tirinhas).
2 Comentários Esconder comentários
[…] Molho de tahine da Rita Lobo […]
Tudo prático