Esta é a minha forma preferida de comer beterrabas. Eu bem que tento variar, mas ainda não encontrei receita que desbanque esse jeito de prepará-las.
4 beterrabas médias
2 colheres (sopa) de cebola picadinha
2 colheres (sopa) de salsinha picadinha
2 colheres (sopa) de azeite de oliva extravirgem
1 colher (sopa) de vinagre balsâmico
Sal e pimenta do reino moída na hora a gosto
Lave bem as beterrabas em água corrente, com o auxílio de uma escovinha. Com uma faquinha, apare as folhas e aquele ‘rabinho’ comprido.
Acomode as beterrabas em uma panela de pressão, cubra de água (deixe passar 1 dedo, mais ou menos), tampe e leve ao fogo. Quando a panela começa a chiar, deixe cozinhar até sentir cheiro de beterraba cozida – deve demorar uns 10 minutos, mais ou menos.
Desligue o fogo e esfrie a panela sob água corrente, cuidando para que toda a pressão saia pela válvula. Abra a panela, despeje as beterrabas em um escorredor de macarrão e banhe-as em água fria – assim, elas param de cozinhar, mantêm a cor bonita e soltam as cascas facilmente.
Deslize os dedos pela superfície das beterrabas fazendo um pouco de pressão para remover as cascas (as beterrabas ficarão bem lisinhas). Corte-as em pedaços médios e acomode-as em uma tigela. Junte a cebola e a salsinha picadinhas e tempere com sal, pimenta moída na hora, azeite e vinagre balsâmico. Misture delicadamente e sirva.
* Use o vinagre que quiser, não precisa ser vinagre balsâmico. Aliás, se preferir, pode trocá-lo por suco de limão.
1 Comentários Esconder comentários
[…] Salada de beterraba […]