Preparei essas madeleines para o meu compadre em seu aniversário. Ele não resiste a um bolinho de chocolate, mas se preocupa com a balança. Madeleines são pequeninas e, por isso, pode-se saborear uma sem morrer de remorso. Com as pontinhas mergulhadas em chocolate derretido, elas ficam prontas para a festa.
A receita foi baseada em uma da Dorie Greenspan. Fiz apenas a receita da massa de chocolate (havia um recheio de marshmallow, mas achei que era um pouco demais).
Receita adaptada daqui
2/3 de xícara de farinha de trigo
1/4 de xícara de cacau em pó não adoçado
1/2 colher (chá) de fermento em pó
1 pitada de sal
2 ovos grandes em temperatura ambiente
1/2 xícara de açúcar
1/2 colher (chá) de extrato de baunilha
90 g de manteiga derretida
Opcional: chocolate meio amargo de boa qualidade, derretido, para mergulhar a pontinha da madeleine
Peneire a farinha, o cacau, o fermento e o sal juntos. Com a batedeira equipada com o batedor de arame, bata os ovos e o açúcar até obter um creme claro e espesso (uns 3 minutos). Adicione o extrato de baunilha e bata mais.
Com uma espátula de silicone, incorpore delicadamente os ingredientes peneirados, seguidos da manteiga derretida. Cubra a massa colando diretamente sobre ela um pedaço de filme plástico e leve à geladeira por pelo menos 3 horas ou até 2 dias. É esse tempo de resfriamento que dará os tão desejados calombos às suas madeleines.
Passado o período de resfriamento, aqueça o forno a 205ºC. Unte com bastante manteiga 12 forminhas de madeleine, polvilhando-as com farinha de trigo (ou cacau em pó). Bata bem a forma para remover o excesso.
Divida a massa pelas forminhas. Se você for uma pessoa jeitosa, utilize uma colher para isso. Se não for, acomode a massa em um saco plástico tipo ziploc, corte uma das pontinhas inferiores e vá preenchendo as forminhas como se estivesse usando um saco de confeitar.
Coloque as forminhas no forno e imediatamente baixe a temperatura para 175ºC. Asse por 13 a 15 minutos, ou até que fiquem fofinhas ao toque. Retire as forminhas do forno e encline-as delicadamente sobre a bancada. Elas se soltarão facilmente (quem não sair deve ser gentilmente incentivado com um toque suave dos dedos ou uma faquinha de manteiga). Acomode sobre uma grade e deixe esfriar.
Se quiser, quando as madeleines estiverem frias, derreta um pouco de chocolate meio amargo e mergulhe suas pontinhas nele. Acomode-as em posição vertical, com o chocolate para cima, e deixe secar naturalmente.