Sempre tive curiosidade em relação aos ‘leites’ de castanhas. Cheguei a provar versões industrializadas, mas não gostei muito da lista de ingredientes – havia um monte de aditivos e muito pouca castanha. Por outro lado, achava que devia ser difícil fazer em casa sem equipamento específico. Até que, na semana passada, resolvi encarar o desafio.
Gente, que boba que eu fui! É muito fácil fazer em casa. Basta ter um liquidificador potente e um coador bem fino. E um pouco de planejamento, pois as castanhas precisam ficar de molho por algumas horas antes de serem liquidificadas.
Preparei dois ‘leites’: de amendoim e de amêndoa. Vou falar um pouco das minhas impressões sobre cada um:
* O ‘leite’ de amendoim tem cheiro bem marcante de… amendoim, claro. Mas de amendoim cru. O sabor é bem discreto. Se você tiver a pachorra de tirar as peles dos bichinhos, como eu fiz, vai obter um leite branquíssimo. Quando guardado na geladeira, ele tende a sedimentar (fica um resíduo mais denso no fundo). Mas basta mexer um pouquinho para ele ficar homogêneo de novo.
Se eu fosse você, o empregaria em receitas doces (bolos e sobremesas) ou beberia adoçado, misturado com cacau em pó. É bom manter sempre refrigerado e usar em até 3 dias depois de pronto.
* O ‘leit’e de amêndoas tem cheiro mais suave e… elegante (desculpe, não encontrei palavra melhor). Não é tão branco quanto o de amendoim, talvez porque eu não tenha retirado as peles das amêndoas. Quando guardado na geladeira, a gordura tende a se separar e ficar na superfície. Novamente, basta mexer um pouquinho para ele ficar homogêneo.
Por seu sabor mais discreto, dá para usar em receitas doces ou salgadas. Também dá para beber com café ou cacau em pó. A recomendação sobre tempo de geladeira é a mesma – consuma em até 3 dias.
Como eu não tenho intolerâncias ou alergias relacionadas a leite de vaca, ainda prefiro o leite que a Mimosa dá. Mas, como tenho muitos amigos que não têm a mesma sorte, adorei conhecer essas opções.
Receitas adaptadas do ótimo Presunto Vegetariano
Para o ‘leite’ de amendoim:
1/3 de xícara de amendoim cru com casca (pode encher bem a xícara medidora)
1 xícara de água filtrada
Opcional – 1/2 colher (chá) de extrato de baunilha
Para o ‘leite’ de amêndoas:
1/3 de xícara de amêndoas cruas com ou sem casca
1 xícara de água filtrada
Opcional – 1/2 colher (chá) de extrato de baunilha (não coloque se quiser usar em receitas salgadas)
Para o ‘leite’ de amendoim:
Acomode os amendoins em uma peneira e lave-os em água corrente. Coloque-os em uma vasilha pequena, cubra com água e deixe descansando por 12 horas (eu deixei na geladeira por 24 horas).
Passado esse período, derrame o conteúdo da tigela na peneira e lave novamente os amendoins em água corrente. As peles deles já estarão meio soltas – se quiser, pode retirá-las nesse momento.
Coloque os amendoins em uma panelinha, cubra com água e leve ao fogo médio até ferver. Desligue o fogo e deixe descansar por 5 minutos.
Escorra mais uma vez os amendoins e leve ao liquidificador junto com a água filtrada (e o extrato de baunilha, se quiser usar). Bata bem até ficar uniforme. Coe numa peneira ou pano de trama fina (limpíssimo, claro), espremendo bem para extrair todo o líquido. Tchanã! 240 mL de ‘leite’ de amendoim pronto para uso.
Para o ‘leite’ de amêndoa
Coloque as amêndoas em uma vasilha pequena, cubra com água (o dobro da altura das amêndoas) e deixe descansando por 12 horas (eu deixei na geladeira por 24 horas).
Escorra as amêndoas e coloque no liquidificador, juntamente com a água filtrada e o extrato de baunilha (se quiser usar). Bata bem até ficar uniforme. Coe numa peneira ou pano de trama fina (limpíssimo, claro), espremendo bem para extrair todo o líquido. Pronto! Rende 240 mL de ‘leite’ de amêndoa.
O resíduo do ‘leite’ de castanhas não precisa ser descartado! Se quiser, você pode espalhá-lo em uma assadeira e levar ao forno a 180ºC até secar (fique de olho e revolva de vez em quando para não deixar queimar). Passe por uma peneira para ficar soltinho e use em biscoitos, bolos e outras preparações, doces ou salgadas.