Veja só o que é boa intenção. Eu realmente pretendia fazer pelo menos um post com temática natalina. Produzi foto e tudo. Mas cadê tempo para tratar foto, escrever texto e postar? Não tive. Assim, perdoem o atraso. Tentarei melhorar neste ano.
Ultimamente, tenho curtido muito dar presentes que envolvem preparar algum alimento, atividade que acho super prazerosa e terapêutica. Além disso, poucas coisas congregam tanto as pessoas quanto comer (ou beber) juntos. Assim, para famílias amigas, tenho gostado de preparar kits para serem preparados e desfrutados por todos – juntos, de preferência.
Um dos mais legais e simples de fazer foi o de chocolate quente. A ideia veio do Prato Fundo, que publicou uma foto dos seus potinhos de chocolate quente em pó no Instagram. O que eu fiz foi complementar o kit com um pote de mini-marshmallows e canecas fofas.Receita daqui
300g açúcar cristal com baunilha (não deu tempo de preparar açúcar baunilhado, usei comum :-/)
250g leite em pó integral
225g chocolate meio amargo ralado (usei um 70%)
75g cacau em pó não adoçado (usei um 100% cacau)
Fazer o mix é a coisa mais mole do mundo. Para preparar bem rapidinho, use uma vasilha grande que tenha tampa e que feche hermeticamente. Adicione nela todos os ingredientes, tampe e sacuda vigorosamente por um minuto. Dê umas batidinhas na tampa para o pó baixar e pronto!
Para encher os potes de vidro que servirão de embalagem final, use um funil. Não se esqueça de incluir uma tag informando como preparar o chocolate quente!
E como prepara? Basta misturar 3 a 4 colheres de sopa desse mix em 200 ml de água ou leite beeem quente (para derreter o chocolate). Mexa muito bem. Sirva com marshmallows, fica uma delícia!
Rendimento: 850 g – ou 6 potinhos de 200 ml.
Eu não ralei o chocolate – até porque, só tinha gotinhas e haja paciência, néam. O que eu fiz foi colocar as gotinhas no freezer por 1 hora, até que elas ficassem bem duras, e triturar no liquidificador até obter um pó.