Hambúrguer de feijão-fradinho

Compartilhe nas suas Redes Sociais:

Ou você pode simplesmente copiar e colar na sua Rede Social

Hambúrguer de feijão-fradinho

26 de setembro de 2024

Descrição

Compartilhar

Eu amo salada de feijão-fradinho. Tomate em cubos, cebola, pimentão e cheiro-verde bem picadinhos, o feijão cozido ainda firme, azeite, limão e sal e é nóis. E era isso que eu queria comer outro dia, com a chegada do calorão.

O problema é que eu não consegui me entender com a panela de pressão e o feijão cozinhou até ficar molinho, quase desmanchando. Para salada não servia mais. Para sopa, sim – mas quem quer tomar sopa nesse calor?

Mas lembrei que feijão se presta bem a preparos tipo hambúrguer. Aliás, sobre o uso desse termo, se você se ofende por eu chamar um alimento 100% vegetal de hambúrguer, eu posso chamar de tomzé. Prefere?

Pesquisei por aí e achei a receita das meninas do Tá Na Mesa Vegg. Mexi um tiquinho pra ficar mais do meu gosto e ficou uma delícia.

Minha receita rende 8 tomzés de ~100g – é bastante, mas você pode congelar para ter sempre no freezer para quando bater vontade de um lanche gostosinho.

Receita adaptada daqui

Ingredientes

3 colheres (sopa) de azeite de oliva
2 cebolas médias em cubinhos
5 dentes de alho picadinhos
1 pimenta dedo-de-moça sem sementes picadinha
1/3 de pimentão verde picadinho
1/3 de xícara de cenoura ralada no ralo fino
1/2 colher (chá) de páprica defumada
1/3 de xícara de salsinha picada
4 xícaras de feijão-fradinho cozido, escorrido
Sal e pimenta-do-reino moída a gosto
2 colheres (sopa) de farinha de mandioca

Modo de Preparo

Numa frigideira, aqueça o azeite em fogo médio. Adicione a cebola e o alho e refogue até eles amolecerem. Acrescente a pimenta, o pimentão, a cenoura, a páprica e uma pitada de sal. Mexa bem. Quando estiver refogadinho, desligue o fogo e adicione a salsinha. Deixe esfriar.

Enquanto isso, acomode o feijão numa tigela grande. Com um amassador de batatas, amasse o feijão até que não haja grãos inteiros (não precisa transformar em purê). Adicione o refogado já frio e misture bem. Prove e acerte o sal e a pimenta-do-reino. Por fim, incorpore a farinha de mandioca à mistura. O objetivo é obter uma massa que não gruda na mão ao ser tocada. Se precisar, coloque um pouco mais, bem aos pouquinhos, que é pra não ficar massudo.

Congele os tomzés

Primeiro, forre uma assadeira com filme plástico.

Divida a massa em 8 porções iguais. Modele como discos de 1 cm de altura e distribua sobre o filme. Se a sua assadeira não for muito grande, pode fazer outra camada de filme e colocar mais discos, um em cima do outro.

Leve a assadeira ao freezer por 4 horas ou até congelar os tomzés. Depois é só empilhá-los mantendo o plástico entre eles para não grudar, acomodar em um saco para congelamento e guardar até a próxima vontade de lanche.

Prepare os tomzés (não precisa descongelar)

No forno: preaqueça o forno a 200°C por uns 15 minutos. Unte uma assadeira com azeite. Acomode o tomzé nela e verta um fio de azeite sobre ele. Leve ao forno por 10 minutos. Passado esse tempo, vire o tomzé, verta mais um tico de azeite e asse por mais 10 minutos.

Na frigideira: em uma frigideira, aqueça um fio de azeite em fogo médio. Quando estiver quente, coloque o tomzé com cuidado e frite por 7 minutos ou até dourar. Vire com cuidado e frite por mais 7 minutos.

Observações Finais

* Não tenho airfryer, então não posso indicar como preparar nela.

* Acredito que toda receita pode ser adaptada para o gosto de quem a prepara ou vai consumi-la. Não gosta de pimenta ou pimentão? Coloque tomate sem semente no lugar. O importante é escolher um ingrediente que não tenha textura ou umidade muito diferente. E, claro, substituir por quantidade semelhante.

anterior
Sopa de lentilha-rosa
anterior
Sopa de lentilha-rosa

Adicionar um comentário