Guacamole é dessas receitas que eu faço ‘a olho’. À medida que vou preparando, provo e adiciono um pouco disso ou daquilo até achar que está bom. Daí, quando minha amiga P. me pediu a receita do guacamole que eu havia levado ao nosso último encontro, fiquei com cara de besta, pois nunca tinha medido as quantidades.
Aproveitei que tinha um abacate madurinho dando bobeira na geladeira e resolvi preparar novamente. Dessa vez, medindo tudo (ou quase tudo). Assim, quem não tem muita familiaridade com a cozinha ou com guacamole pode ter uma referência inicial (para depois fazer de acordo com o próprio gosto!).
Receita da casa 😉
A polpa de 1 abacate médio (uns 600 g) maduro, cortada em cubos médios
1 xícara de tomate picadinho, sem sementes
1/3 a 1/2 xícara de cebola roxa em cubinhos
Pimenta dedo-de-moça picadinha a gosto (eu não usei porque servi para gente que não gosta de pimenta)
1/3 de xícara de coentro picadinho
Caldo de 1/2 limão (para começar)
Sal marinho a gosto
Para servir:
Tortilla chips ou Doritos (escolha o original, que é menos salgado e fica mais gostoso)
O que dá mais trabalho no guacamole é preparar os ingredientes previamente. E há alguns detalhes que a gente precisa prestar atenção.
O tomate precisa ser aberto e as sementes, removidas, antes de ser picado. Do contrário, o guacamole soltará líquido. Não fica ruim, mas prejudica a aparência e a consistência.
A cebola precisa ser picada pequenininha para não brigar com os outros sabores. Roxa fica mais bonita, mas pode usar a branca, se for a que está à mão.
Não suporta coentro? Entendo. Eu era uma detratora do coentro até a gravidez, hoje adoro. Enfim, se você não gosta de coentro, não adicione. O guacamole vai perder o toque de frescor desse verdinho tão polêmico, mas ainda assim vai ficar bom.
Sobre a pimenta dedo-de-moça, adicione a quantidade que quiser (inclusive nenhuma). Lembre-se de manuseá-la com cuidado e de remover as sementes ou ela ficará muito picante.
O abacate deve ser o último ingrediente a ser trabalhado. Ele tende a escurecer quando exposto por muito tempo.
Separou todos os ingredientes e picou tudo? Agora é só juntá-los em uma tigela média, regar com o caldo de limão, acrescentar uma pitada de sal e misturar. Prove e vá avaliando: precisa de mais limão? Esprema mais um pouquinho. Precisa de mais sal? Adicione mais um tico. Misture e prove até estar no ponto que você gosta.
À medida que você mistura, os pedaços de abacate vão se desmanchando ligeiramente (e isso é bom). Se o seu abacate estiver ainda com muita cara de cubinho perfeitinho, aperte-o um pouco com as costas da colher. Não é pra ele se desintegrar, é só para se unir melhor aos demais ingredientes.
Sirva imediatamente com tortilla chips (ou Doritos – neste caso, deixe o guacamole menos salgado, que o Doritos já é uma bomba de sal).
* “Ah, mas eu quero colocar salsinha e cebolinha no meu guacamole”. Coloque. “Faz mal se eu juntar um tiquinho de pimentão?”. Não faz, não, junte. A comida é sua, quem vai comer é você, faça como achar melhor. E se achar que tem pouco abacate, pouco tomate, pouca cebola, pouco coentro, adicione a mais, sem medo!