Para fazer uma boa granola caseira, basta ter aveia em flocos grossos, uma fonte de gordura (como manteiga, óleo vegetal ou creme de amendoim), uma fonte de dulçor (como mel, melado ou açúcar mascavo), uma pitada de sal e alguns acréscimos de sabor (especiarias, coco em flocos, frutas secas, castanhas, chocolate). Um tempinho de forno e voilà, você tem uma opção de lanche muito gostosa.
Mas, e se a sua granola puder ser ainda mais nutritiva, sem perder nada em sabor? Pensando nisso, resolvi combinar a filosofia da granola circunstancial, da Neide Rigo, com uma base de sabor mais intensa, como a da Joy Wilson.
Gente, que resultado surpreendente. Fiquei apaixonada pela textura delicada, com gruminhos aqui e ali, e o sabor incrivelmente bom. Pensei em adicionar frutas secas ou gotas de chocolate com ela já pronta, mas desisti – ela é redondinha do jeito que está, não precisa de mais nada.
2 1/4 de xícara de aveia em flocos grossos
1/2 xícara de quinoa em flocos
1/2 xícara de amaranto em flocos
1/2 xícara de farelo de linhaça
1 pacote de flocos de coco úmidos e adoçados
1 colher (chá) de canela em pó
40 g de sementes de abóbora, linhaça, soja e/ou girassol torradas
1/4 de colher (chá) de sal
1/2 xícara de açúcar de coco (pode substituir por mascavo)
1/4 de xícara de mel
1/2 xícara de óleo de coco (ou o que você preferir)
Forre uma assadeira para cookies com papel manteiga, deixando sobras nas pontas. Ligue o forno a 180ºC.
Numa tigela grande, junte a aveia, a quinoa, o amaranto, a linhaça, os flocos de coco, a canela, o mix de sementes e o sal. Misture bem com uma colher de pau e reserve.
Numa panelinha, leve ao fogo o óleo de coco, o mel e o açúcar. Mexa ocasionalmente até que a mistura levante fervura. Apague o fogo e deixe esfriar um pouco. A mistura não ficará homogênea – o óleo de coco ficará separado do restante dos ingredientes.
Com a mistura líquida menos quente, despeje-a sobre os ingredientes secos, misturando bem com a colher de pau até que tudo fique úmido.
Espalhe a granola crua na assadeira preparada, cuidando para deixá-la uniformemente distribuída. Leve ao forno por 30 minutos, revolvendo a mistura com uma colher de pau a cada 10 minutos. Não se esqueça da granola nas bordas da assadeira, pois ela tende a queimar mais rápido. E não se esqueça de deixar tudo espalhadinho de maneira uniforme.
Ao final de meia hora, a granola deve estar dourada e cheirosa. Retire-a do forno e deixe a assadeira esfriar sobre uma grade. De vez em quando, dê uma revolvida nela, para que se solte facilmente do papel manteiga.
Quando ela estiver completamente fria, armazene em potes hermeticamente fechados. Deve durar pelo menos duas semanas.