Golden milk

Compartilhe nas suas Redes Sociais:

Ou você pode simplesmente copiar e colar na sua Rede Social

Golden milk

9 de julho de 2024

Descrição

Compartilhar

Andei meio cuén de saúde. Nada grave – um resfriado aqui, um tendão inflamado ali, uma garganta irritada… Eis que, um dia, enquanto abria a geladeira para pensar na vida, deparei com duas raízes tristonhas na gaveta de verduras – um pedaço murcho de gengibre e vários cotocos de cúrcuma. Na mesma hora, me lembrei do golden milk, que havia aprendido a preparar com a Pi, minha ‘gema’, e que há tempos não fazia.

A Pi foi a primeira pessoa a me falar dos benefícios da combinação cúrcuma+gengibre+canela+pimenta-preta. Ela me ensinou a preparar golden milk com as especiarias em pó, mas é perfeitamente possível fazer com raízes frescas (ou não tão frescas, como as minhas). Quentinho, é como um abraço nos dias frios. Delicioso, reconfortante e, o melhor, faz um bem danado para a imunidade.

Quer preparar também? Moleza. Tudo que você vai precisar é:

  • um liquidificador com copo de vidro ou um ralador de metal;
  • um par de luvas de látex descartável;
  • uma peneira pequena de metal, trama fininha;
  • uma leiteira.

Por que essa exigência de materiais? É a cúrcuma, minha gente. Ela mancha de amarelo-vivo os dedos, os objetos plásticos, as roupas… e demora para sair, viu. Então, para descascá-la, ralá-la, coá-la, proteja as mãos e dê preferência a utensílios que não manchem fácil, como vidro e metal. Ah, mais uma dica: dá para fazer com a cúrcuma o mesmo truque do gengibre, de descascar raspando com a lateral de uma colher.

Tomei uma noite, duas, três… e já comecei a me sentir melhor. Gostei tanto que comecei a preparar todos os dias. O problema é que aquela bagunça amarela começou a me cansar. Daí pensei: será que não dá para preparar uma quantidade maior e congelar, para usar sempre que quiser? Foi assim que essa receita nasceu.

Receita daqui 😉

Ingredientes

50 g de gengibre fresco
50 g de cúrcuma fresca (açafrão-da-terra)
1/4 de colher (chá) de pimenta-do-reino preta moída na hora
1/2 pau de canela
1 xícara de água quente (250 mL)

Para preparar 1 xícara de golden milk:
1 gelinho de preparado pra golden milk
2 colheres (sopa) do leite em pó da sua preferência (leite de coco ou de soja em pó funcionam super bem!)
200 mL de água
Adoçante da sua preferência a gosto

Modo de Preparo

Ponha as luvas. Higienize e descasque o gengibre e a cúrcuma.

Se for usar o ralador: Rale a cúrcuma e o gengibre. Verta a polpa ralada em uma leiteira. Adicione o pau de canela, a pimenta e a água. Leve ao fogo baixo até aferventar levemente. Desligue o fogo.

Se for usar o liquidificador: Corte a cúrcuma e o gengibre em pedaços grosseiros. Adicione a canela, a pimenta e a água. Bata bem até triturar tudo. Verta o líquido numa leiteira e leve ao fogo baixo até aferventar levemente. Desligue o fogo.

A partir daqui, o preparo é igual: Coe o líquido em uma peneira de metal com trama fina, apertando com as costas de uma colher para que todo o líquido saia. Espere esfriar até a temperatura ambiente.

Acomode o líquido em copinhos de café descartáveis e leve ao congelador ou freezer até congelar. Se quiser, desenforme os gelinhos e guarde no freezer em um saco próprio para congelamento (eu preferi botar os gelinhos com copinho e tudo no saco de congelamento para não sujar as mãos).

Rendimento: 6 copinhos de 50 mL

Para preparar a sua xícara de golden milk, é simples: na leiteira, adicione a água e o leite em pó em misture bem. Adicione um gelinho de preparado para golden milk e o adoçante de sua preferência (açúcar, calda de agave… é só escolher). Leve ao fogo baixo até que o gelinho derreta e a bebida afervente levemente. Dê uma boa misturada e sirva em uma caneca.

Observações Finais

* As quantidades dos ingredientes são ajustáveis ao seu gosto. Se acha que tem muito gengibre, ponha menos. Quer juntar uma baga de cardamomo? Vá em frente. Só não dá para abrir mão da pimenta-do-reino. Ela tem piperina, que aumenta a biodisponibilidade da curcumina.

* Se for adoçar com mel, o ideal é acrescentá-lo depois de tirar a bebida do fogo para que ele não perca suas propriedades nutricionais.

* Quer usar forminhas de gelo convencionais em vez de copinho descartável? Tudo bem! Nas forminhas convencionais, cada cavidade tem em torno de 15 mL. Então você vai precisar de 3 a 4 cubinhos para preparar seu golden milk. Ah, sua forminha vai ficar manchada e com cheiro pra sempre, tá. #avisei

* Quer fazer com as especiarias em pó? A Pi recomenda fazer assim: 1 xícara de leite de coco em pó (pode usar outro leite de sua preferência) + 3 colheres (sopa) de cúrcuma em pó + 2 colheres (sopa) de gengibre em pó + 2 colheres (sopa) de canela em pó + 1 pitada de pimenta-do-reino preta moída. Misture tudo e guarde na geladeira. Na hora de preparar, é só adicionar essa mistura em água quente – 2 colheres (sopa) para 200 mL de água. Adoce a gosto.

* Ah, lembrei porque eu não faço mais golden milk com as especiarias em pó – é porque os resíduos granulosos me fazem engasgar.

anterior
Pasta de grão-de-bico para rechear sanduíches
anterior
Pasta de grão-de-bico para rechear sanduíches

2 Comentários Esconder comentários

Adicionar um comentário