Meu restaurante japonês preferido em Brasília se chamava Nipon. Ele era pequenininho, bem tradicional, tocado por mãe e filha, e com a mesma equipe desde sempre.
O forte do Nipon era comida quente. Entre as especialidades, estavam sukiyaki (uma espécie de ensopado com carne e legumes), teppanyaki (carne e legumes preparados na chapa), tempura (empanados de legumes ou camarão), yakitori (espetinho de frango) e o meu prato preferido: yakisakana teishoku. É uma anchova assada à perfeição, acompanhada de legumes em conserva, missoshiru (caldo de missô), gohan (arroz branco japonês), tofu (queijo de soja) temperado com shoyu e gengibre, kimpira gobo (bardana refogada em tirinhas)… Só de descrever, eu fico com água na boca.
Mas, quando eu era criança, não achava a menor graça. Torcia o nariz para o peixe e pedia sempre a mesma coisa: carne acebolada. Crianças… 😉 Hoje, relembrando essa história, me deu vontade de comer esse pratinho tão amado. Como só tinha frango na geladeira, resolvi improvisar. Valeu a pena 🙂
300g de filezinho de frango (sassami) cortado em tirinhas
1 cebola média cortada em pétalas
1 colher (chá) de manteiga
1 fio de óleo vegetal
Marinada:
2 colheres (sopa) de gengibre em conserva (shioga gari)
1 colher (sopa) de alho desidratado em flocos
50 ml de shoyu
1 colher (sopa) de saquê mirin (licoroso)
Misture os ingredientes da marinada. Despeje-a sobre o frango, misturando bem. Deixe descansar por uns 20 minutos para que o frango absorva o sabor.
Em uma frigideira antiaderente grande (ou uma wok), derreta a manteiga junto com o óleo. Escorra o frango da marinada, reservando-a, e despeje os pedaços na frigideira.
Deixe que eles fritem por uns 8 minutos. Em seguida, acrescente as pétalas de cebola e o restante da marinada, misture bem e mantenha em fogo baixo até que as pétalas de cebola fiquem transparentes.
Sirva com gohan, kimpira gobo e nirá refogadinho. Dá para duas pessoas.