Recentemente, vivi uma experiência de conversão. Acessei as revistas da Martha Stewart num iPad e me rendi à excelência da loira. A qualidade técnica de tudo que leva a chancela MS é de cair o queixo. Receitas bacanérrimas, com fotos de vários ângulos, com vídeos de instrução, com versões alternativas… ai, virei fã.
Esta receita foi adaptada da revista Everyday Food de janeiro/fevereiro de 2011. Ela é especificamente da cobertura. Assim, a receita da massa da focaccia que você vê abaixo é a que eu costumo preparar aqui em casa. A revista recomendava utilizar 900 g de massa pronta, mas como éramos só dois para comê-la, fiz metade da receita. Claro, mantive toda a cobertura porque eu sou gulosa esganada um pouco exagerada.
As fotos mais ou menos não fazem justiça à delícia que é essa focaccia. Prepare e depois me diga o que você achou.
Receita adaptada daqui
Para a massa:
250 g de farinha de trigo
135 ml de água
1 colher (sopa) de azeite de oliva extra-virgem
1/2 colher (chá) de açúcar
1/2 colher (chá) de fermento biológico seco instantâneo
1/2 colher (chá) de sal
Para a cobertura:
3 colheres (sopa) de azeite extra-virgem
2 cebolas roxas grandes, finamente fatiadas (usei três brancas médias cortadas em meias-luas finas)
Sal e pimenta moídos na hora
1 colher (sopa) de vinagre de cidra (usei balsâmico)
1/2 xícara de queijo pecorino romano ralado (usei muçarela ralada)
1/2 a 1 colher (chá) de pimenta calabresa (toquei por orégano seco)
Numa tigela grande, acomode todos os ingredientes secos. Misture-os bem, faça uma cova no centro e despeje água e azeite nela.
Com as mãos, misture a massa até que ela esteja no ponto de ser sovada. Transfira para a superfície de trabalho bem limpinha (não costumo enfarinhá-la, mas se você sentir necessidade, faça-o com muita parcimônia para não deixar a massa pesada). Sove por uns 5 minutos, até que a massa fique bem lisinha e elástica. Forme uma bola com ela, acomode em uma tigela untada com azeite e deixe crescer em local protegido até dobrar de volume.
Enquanto ela cresce, prepare as cebolas: em uma frigideira grande, aqueça 1 colher de azeite e deite as cebolas. Tempere-as com sal e pimenta-do-reino e deixe refogar por uns 10 minutos, mexendo ocasionalmente para que não queimem. Quando as cebolas estiverem macias e douradas, acrescente o vinagre, misturando bem por um minuto. Desligue o fogo e deixe esfriar um pouco antes de empregar.
A massa cresceu? Com os punhos, aperte-a até sair todo o gás que se acumulou. Em seguida, acomode-a em uma assadeira untada com 1 colher de sopa de azeite, espalhando-a com as mãos. Com o cabo de uma colher de pau, faça buraquinhos em toda a superfície, tomando cuidado para não vará-la. Faça então a cobertura: distribua o queijo sobre a massa, seguido das cebolas, seguido da pimenta calabresa (ou do orégano, no meu caso).
Regue as bordas da massa com o azeite restante e leve ao forno preaquecido a 220ºC até que as bordas estejam douradas.
Retire a focaccia do forno e deixe esfriar na própria assadeira por 5 minutos. Transfira então para uma grade para que ela esfrie até ficar morna. Corte em pedaços e sirva!