Focaccia de batatas

Compartilhe nas suas Redes Sociais:

Ou você pode simplesmente copiar e colar na sua Rede Social

Focaccia de batatas

12 de novembro de 2010

Descrição

Compartilhar

Focaccia de batata

Meu freezer é cheio de pacotinhos misteriosos de sobras. Outro dia mesmo descobri lá um pacote de batatas amassadas. Como ia receber duas amigas para um vinho, resolvi dar um fim digno àquela sobra preparando focaccia de batatas.

A receita da massa, vi há muito tempo, no Quiche de Macaxeira. Adaptei as quantidades ao tanto de batata que tinha em casa e fiz a cobertura com o que a geladeira ofereceu. Também adaptei o modo de preparo (fiz manualmente). De qualquer forma, ficou uma delícia e acabou num instante.

Focaccia de batata - miolo
Receita adaptada daqui

Ingredientes

Para a massa:
2 batatas médias
500 g de farinha de trigo
1 colher (chá) de sal (usei granulado)
1 1/2 xícara de água morna
1 1/2 colher (chá) de fermento biológico seco
2 colheres (sopa) de azeite de oliva extra-virgem
2 colheres (sopa) de pesto

Para a cobertura:
1 cebola média cortada em meias-luas
Um punhado de azeitonas (se usá-las sem caroço, esprema-as entre toalhas de papel para que o excesso de umidade não faça a massa desandar ao redor delas)
Um punhado de tomatinhos sweet grape (pequeninos e doces, diliça)
Alho em flocos
Alecrim seco
Sal em flocos (ou sal grosso moído)
Pimenta moída na hora
Um fio de azeite

Modo de Preparo

Como eu já tinha batatas cozidas no freezer, apenas descongelei-as no microondas e usei. Se este não for o seu caso, cozinhe as batatas em água com sal e esprema-as ainda quentes. Espere esfriar um pouco antes de usar para não matar o fermento.

Numa tigela grande, misture as batatas mornas, a água, o sal, o açúcar e o fermento até obter um mingau grosso. Acrescente o azeite e o pesto e mexa bem. Despeje a farinha sobre a mistura e trabalhe-a bem com as mãos até obter uma massa grudenta, mas que possa ser sovada em uma superfície de trabalho levemente enfarinhada. Tenha paciência com ela e procure não acrescentar mais farinha para desgrudá-la logo das mãos.

Quando a massa estiver lisa e bonita, acomode-a numa tigela grande untada com azeite, cubra com um filme plástico e deixe crescer até dobrar de volume.

Devolva a massa à superfície de trabalho, extraia o ar que se acumulou nela, molde-a num formato oval e chato (cerca de 2 cm de altura) e deite-a numa forma de pizza previamente untada e enfarinhada. Deixe-a descansar de novo coberta com um pano de prato úmido por uns 20 minutos para que ela cresça de novo.

Agora é hora da cobertura. Espalhe um fio de azeite por toda a superfície da focaccia e espalhe bem. Com o cabo de uma colher de pau, faça furos espaçados na massa. Em alguns deles, acomode os tomatinhos; em outros, as azeitonas bem secas. Acomode também as meias-luas de cebolas. Salpique tudo com sal em flocos, pimenta-do-reino moída na hora, alecrim seco e alho granulado.

Leve para assar em forno preaquecido a 180ºC até que a focaccia adquira uma bela cor dourada. Retire-a do forno, deixe que ela esfrie por 15 minutos e devolva-a ao forno por mais 5 minutos, só para ela ficar mais sequinha. Sirva-a quentinha, acompanhada por um bom azeite e um pouco de vinagre balsâmico. E vinho, claro 🙂

anterior
Bolo de iogurte e maracujá
próximo
World Peace Cookies
anterior
Bolo de iogurte e maracujá
próximo
World Peace Cookies

Adicionar um comentário