Pãezinhos-trevo de aveia

Compartilhe nas suas Redes Sociais:

Ou você pode simplesmente copiar e colar na sua Rede Social

Pãezinhos-trevo de aveia

30 de maio de 2012

Descrição

Compartilhar

Distração tem sido um problema para mim nesses últimos tempos. Tento fazer muitas coisas ao mesmo tempo e, no final, acabo não fazendo nada direito.

Preparei estes pãezinhos fofos, em formato de trevo, há várias semanas. Mas sofri a maldição da cozinheira distraída e acabei deixando-os ficar mais bronzeados do que o esperado. Mas são gostosos e merecem atenção e carinho, que eu sei que você terá com eles.

Ah, a propósito, não são pãezinhos para se fazer quando se está impaciente. Não são difíceis, mas dão trabalho e sujam louça. Faça-os num dia zen, com tempo disponível – vai ser melhor.

Receita adaptada daqui (a dica do livro veio da Pat Scarpin)

Ingredientes

300 ml de buttermilk (eu usei 15 ml de sumo de limão + 285 ml de leite – misturei bem e deixei descansar por 10 minutos)
1/4 de xícara de açúcar
1 1/2 xícaras de aveia em flocos médios
4 colheres (sopa) de manteiga sem sal
3 colheres (chá) de fermento biológico seco instantâneo
1/4 de colher (chá) de açúcar para o fermento
1/4 de xícara de água morna
2 ovos grandes levemente batidos
1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio
2 1/2 de farinha de trigo, mais 1/4 de xícara, se necessário
3/4 de xícara de farinha de trigo integral
1 colher (chá) de sal

Modo de Preparo

Numa panelinha, misture o buttermilk e 1/4 de xícara de açúcar. Leve ao fogo médio por uns 6 minutos, até que o buttermilk fique bem quente (não é necessário que o açúcar dissolva totalmente).

Numa tigela grande e resistente ao calor (usei a tigela de inox da batedeira), acomode a aveia, a manteiga em pedaços grandes e, por cima, despeje o buttermilk quente. Misture e deixe descansar por 20 minutos.

Numa tigelinha, misture o fermento, 1/4 de colher de chá de açúcar e a água morna. Deixe descansar até espumar (de 6 a 7 minutos).

A aveia está morna? É hora de misturar a ela os ovos, o bicarbonato e o fermento que espumou. Você pode fazer a mão, com o auxílio de uma colher de pau. Como eu ando mais mole que pudim, contei com a força da batedeira e do batedor em formato de pá.

Em outra tigela, misture 2 xícaras de farinha de trigo comum, 3/4 de xícara de farinha de trigo integral e o sal. Despeje as farinhas sobre a aveia e misture até combinar (com a colher de pau ou com a batedeira). Trabalhe a massa, adicionando um tiquinho de farinha comum de cada vez (até completar 1/2 xícara de farinha).

Transfira a massa para a sua superfície de trabalho enfarinhada (com aquele 1/4 de xícara excedente) e dê um trato nela por 6 minutos, até que ela fique macia e uniforme, mas ainda um pouco grudenta.

Acomode a massa em uma tigela grande, bem untada com manteiga. Gire-a dentro da tigela até deixar toda a sua superfície untada. Faça cortes no topo com uma tesoura de cozinha e cubra com filme plástico. Deixe crescer em local protegido de correntes de ar até dobrar de volume (cerca de 1 h).

Quando a massa tiver crescido, remova o plástico e murche-a com os punhos. Cubra novamente e deixe descansar por 10 minutos.

Enquanto isso, unte com manteiga as 12 cavidades de 2 assadeiras de muffin de tamanho médio (com capacidade para 1/2 xícara de massa).

E aí, achou trabalhoso até aqui? Trabalhoso, de verdade, é modelar os pãezinhos. Divida a massa em duas partes iguais. Divida cada parte em 12 pedaços iguais. E divida cada pedaço em 3 porções iguais. Modele cada uma em formato de bolinha e acomode nas cavidades da assadeira de muffin (3 por cavidade). Gata, não vou mentir pra você, são 72 bolinhas. Força na peruca, que está terminando.

Terminou de modelar? Cubra com um filme plástico e deixe descansar até dobrar de volume (cerca de 45 minutos).

Aqueça o forno a 190ºC. Remova o filme plástico e asse os pãezinhos por 12 a 15 minutos ou até que eles fiquem douradinhos. Pouse a assadeira sobre a grade de resfriamento por 5 minutos – só então, remova os pãezinhos (cuidado para não se queimar). Deixe que esfriem por 30 minutos sobre a grade antes de comer.

Blondies de pistaches e avelãs
anterior
Blondies de pistaches e avelãs
próximo
Lenox Almond Biscotti
Blondies de pistaches e avelãs
anterior
Blondies de pistaches e avelãs
próximo
Lenox Almond Biscotti

Adicionar um comentário