Sendo bem sincerinha com você, esta receita não é inédita. Eu a digitei e transformei em post semanas antes de ela chegar aqui para atender a um pedido da minha sobrinha, que curtiu demais esse estrogonofe de grão-de-bico que comemos na ceia de Natal.
Calma, antes de a gente entrar na polêmica sobre como deve ser o autêntico estrogonofe (stroganoff, strogonoff), se incomodar você o fato de eu ter chamado este prato assim, podemos chamá-lo de Caetano. Pronto, caetano de grão-de-bico. Ficamos bem assim? Então tá joia.
Expliquei como prepará-la com ingredientes industrializados, mas também dá para fazer com ingredientes frescos/caseiros. Caetano é flexível.
Vale dizer que esta receita é uma adaptação de outra que já apareceu por aqui – o fricassê de grão-de-bico e cogumelos (ou Gilberto, se você achar o nome inadequado a um prato vegano).
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
6 dentes de alho picadinhos
2 cebolas médias picadinhas
2 potes de 200g de cogumelos em conserva ou 2 bandejas de 250g de cogumelos frescos (tipo paris ou portobelo)
3 latas de grão-de-bico cozido (ou 3 xícaras de grão-de-bico cozido)
1 colher (sopa) de amido de milho
3/4 de xícara de leite de castanha-de-caju (pode ser fresco ou industrializado, mas tem que ser feito só com água e castanha)
2 xícaras de molho de tomate caseiro (usei esse aqui, mas você pode usar um industrializado bem neutrinho)
1 colher (sopa) de molho inglês
1 colher (sopa) de mostarda
2 colheres (sopa) de catchup
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Higienize (se necessário) e fatie os cogumelos. Acomode uma peneira sobre uma tigela e escorra o grão-de-bico cozido.
Em uma panela média, aqueça o azeite. Adicione o alho e a cebola e refogue até que fiquem macios. Aumente o fogo e acrescente os cogumelos fatiados. Refogue mexendo bem.
Adicione então o grão-de-bico, o molho inglês e o amido de milho, misturando bem. Incorpore o leite de castanhas e o molho de tomate. Adicione sal, pimenta, mostarda e catchup, mexa bem, prove e acerte o tempero. Deixe ferver rapidamente e abaixe o fogo. Mexa sempre até o molho espessar. Desligue o fogo.
Sirva acompanhado de arroz e batata palha (ou do que você achar legal).
Rendimento: 12 porções
* Fiz essa receita grandona porque era para muita gente, mas dá para fazer só metade.
* Não descarte a aquafaba das latas de grão-de-bico! Faça brownies!
* Não sabe como preparar leite de castanha-de-caju? Deixe 1/3 de xícara de castanhas cruas de molho em água filtrada de um dia para o outro (ou afervente-as por 10 minutos). Escorra-as e descarte o líquido. Bata as castanhas com 1 xícara de água no liquidificador por 2 minutos. Tá pronto para usar!