Calhou de eu conseguir fazer este post em uma data comemorativa – o Dia do Amigo. Achei apropriado. Brownies são como as boas amizades. Eles alegram e aquecem o coração como um abraço fraterno. Brownies não fazem perguntas cretinas, não jogam verdades na sua cara. Como bons amigos, eles compreendem e aceitam você.
Se existe uma combinação tão boa quanto você e seu melhor amigo, é a de doce de leite e chocolate. Ainda mais se for num brownie bem fudgy, com doçura equilibrada e uns pontos de doce de leite acumulado que ooooohhhhh.
A receita é do gênio David Lebovitz e eu a conheci através da querida Pat. Se eu fosse você, preparava uma fornada e chamava os amigos para compartilharem esse pecado com você.
Receita ligeiramente adaptada daqui
115g de manteiga sem sal em pedacinhos
170g de chocolate amargo (usei um com 70% de cacau)
25g de cacau em pó não adoçado (usei um 100%)
3 ovos grandes
200g de açúcar
1 colher (chá) de extrato de baunilha
140g de farinha de trigo
100g de nozes ou pecãs, levemente tostadas e picadas (opcional – não usei)
250g de doce de leite (usei o melhor que conheço – o Viçosa)
Preaqueça o forno a 175ºC.
Forre uma forma de 20cm x 37,5cm com papel alumínio, de forma que fiquem partes de papel para fora da forma, formando “alças”. Unte-o com manteiga.
Derreta a manteiga numa panela média. Junte o chocolate e mexa sem parar, em fogo baixo, até derreter. Retire do fogo e misture o cacau em pó. Espere que a mistura esfrie um pouco e então junte os ovos, um por vez, o açúcar, a baunilha e a farinha. Se usar, adicione por último as nozes.
Coloque metade da mistura na forma; distribua colheradas de doce de leite por cima e dê uma misturada leve com um garfo ou faca, sem mexer demais. Espalhe o restante da massa de brownie por cima, distribua o restante do doce de leite e proceda da mesma forma.
Asse por 35 a 45 minutos – os brownies estarão prontos quando o centro estiver levemente firme. Retire do forno e deixe esfriar completamente antes de desenformar e cortar.
Rendimento: 18 brownies
A assadeira que utilizei para os brownies merece um comentário à parte. O conceito é interessante: é uma assadeira específica para brownies, com fundo falso para facilitar a hora de desenformar e uma grade/faca que corta de uma vez 18 pedaços bem regulares. Tem também uma grade de resfriamento que eu não achei assim, tão útil (sou a lok das gradinhas, tenho muitas).
Comprei por puro impulso, confesso. E, enquanto lavava todo o kit para usar pela primeira vez, já senti uma ponta de arrependimento – para brownies, assadeiras descartáveis de alumínio são muito melhores, não precisam ser untadas, servem bem para transporte e congelamento…
Mas quando usei a grade/faca e, pela primeira vez na história desta cozinha, consegui 18 brownies lindos e regulares, dei o braço a torcer.