Sou uma entusiasta da banana. É docinha, macia, tem embalagem resistente e é fácil de abrir. É fonte apreciável de vitamina A, vitamina C, fibras e potássio, segundo a Wikipedia. E é só alegria – segundo a mesma Wikipedia, a danada ainda é rica em triptofano, o que aumenta os níveis de serotonina no organismo.
O problema é o fenômeno que acontece quando você compra uma quantidade maior delas – eu costumo chamá-lo de DESESPERO DA BANANA. As bananas amadurecem de uma hora para outra, todas de uma vez, e dar cabo delas vira um caso de polícia.
Nessas horas, vale tudo: cookies de banana, bolo de banana, muffin de banana, torta de banana, smoothie… e, agora, doce de banana! Esse que eu fiz é muito fácil e é surpreendentemente bom. Quando bater desespero da banana na sua casa, testa e me diz se gostou 🙂
Receita adaptada de O Grande Livro de Receitas de Claudia
6 bananas-prata maduras
1 xícara de açúcar mascavo
5 cravinhos da índia
1 pauzinho de canela quebrado em pedaços
1/4 de xícara de água
Descasque as bananas, corte-as em pedaços e coloque-as em uma panela de fundo grosso. Junte o açúcar, o cravo, a canela e a água e cozinhe em fogo médio, mexendo às vezes, até que o doce engrosse e se solte do fundo da panela. Sirva com queijo branco, passe na torrada, coma puro…
1 Comentários Esconder comentários
Hummmm,delicioso