Há um tempo atrás, minha nutricionista me sugeriu cuscuz de tapioca como opção de lanche da tarde. Conhecem cuscuz de tapioca? É um pudim de tapioca grudentinho e, na minha opinião, DELICIOSO!
Ela chegou a me passar uma receita, mas era tão light que chegava a ser sem graça. Por outro lado, as receitas que eu encontrava na internet eram tão gordas que eu sentia os jeans apertarem só de ler a lista de ingredientes. Então testei, virei, mexi e desenvolvi a minha receita, individual, que achei linda! Tomara que vocês gostem também.
Sabe o que é melhor? Além de ser delícia e levinho, o cuscuz pode ser preparado em poucos minutos – só precisa fazer com alguma antecedência, pois fica mais gostoso geladinho.
40 g (ou 1/4 de xícara) de tapioca granulada (não é goma – é isso aqui, ó)
45 ml (ou 3 colheres de sopa) de leite de coco light*
100 ml de leite desnatado*
Adoçante a gosto (uso sucralose líquida)*
Em uma panela pequena, misture o leite de coco e o leite. Leve ao fogo baixo até começar a borbulhar. Desligue o fogo, adicione a tapioca e o adoçante e misture bem com uma colher de pau ou espátula de silicone. Deixe a mistura descansar por alguns minutos – a tapioca absorverá o líquido e ficará inchadinha, com aparência de mingau.
Mexa delicadamente apenas para distribuir melhor o líquido restante desse mingau e deite-o em uma tigelinha ou forminha (se quiser desenformar depois, recomendo untar levemente).
Leve à geladeira até que ele fique gelado. Pode comer direto do potinho (é o que eu faço mais frequentemente, por pressa). Mas, se quiser, desenforme, que fica mais charmoso. Regar com um pouco mais de leite de coco e enfeitar com lascas de coco fresco é opcional, mas muito bem vindo.
Rendimento: Um cuscuz pequenino, na medida para 1 pessoa.
* Minha lista de ingredientes é light/desnatada porque eu prefiro pegar leve durante a semana. Mas, se você preferir, use tudo integral – o leite de vaca e o de coco. E adoce com açúcar a seu gosto. Sirva com um fiozinho (ou fiozão) de leite condensado se quiser chutar o balde pra valer 🙂
* Para uma opção vegana/sem lactose, use apenas leite de coco. Eu não testei, mas imagino que fique incrível.
* Ah, viu que fofura, a minha forminha de cuscuz? É o potinho deste iogurte aqui. Ele é bem resistente, bonitinho e é exatamente do tamanho dessa receita.
3 Comentários Esconder comentários
[…] Cuscuz de tapioca com coco […]
Era o que eu estava procurando!
Obrigada.
Eba, que bom, Danielle! 🙂